Na sessão extraordinária da quarta-feira (14/10), os vereadores aprovaram, em segunda fase de votação, o PL 558/01, do vereador Celso Jatene (PTB), que cria o Programa de Prevenção aos Incêndios nas Favelas do Município. O projeto vai à sanção e o programa funcionará no âmbito da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil.
“Frequentemente a população de São Paulo é sobressaltada pela notícia de um incêndio numa favela. O mais recente ocorreu na favela Diogo Pires, no Jaguaré. Os materiais facilmente combustíveis com os quais são construídas as habitações, a proximidade entre elas e a existência de materiais inflamáveis, como botijões de gás e álcool, as ligações elétricas clandestinas, os ‘gatos’, são causas constantes de incêndios nas favelas”, esclarece o vereador.
Celso Jatene ressalta que, devido à rápida propagação das chamas, grandes áreas são atingidas até a chegada dos bombeiros, com consequências trágicas, como vítimas e destruição dos poucos bens dos moradores. “Esclarecendo essas populações com palestras, materiais didáticos, cartazes que instruam seus moradores acerca dos meios de prevenção contra o início das chamas e as primeiras providências a tomar em caso de incêndio, além de criar uma brigada de combate com os próprios moradores em cada favela paulistana, certamente as consequências serão minimizadas.”
Para o vereador, a prevenção diminuirá o número de sinistros que, além dos prejuízos para os habitantes das favelas, causam grande transtorno para toda a cidade, como deslocamento de viaturas de bombeiros e da polícia, congestionamentos de trânsito em toda área em torno do local do incêndio e, no caso de favelas próximas a viadutos, a interdição dessas vias por longo tempo, até a recuperação da estrutura abalada pelo fogo.
“A brigada trabalhará até a chegada dos bombeiros. Essa atuação é extremamente importante, pois no caso das favelas, o fator tempo é fundamental, já que os materiais altamente combustíveis propagam as chamas com enorme rapidez. Com a presença das brigadas, certamente a propagação será menor, o que facilitará o trabalho dos bombeiros e diminuirá a possibilidade de vítimas fatais e prejuízos materiais”, conclui o vereador.
|
Câmara aprova PL que cria programa de prevenção de incêndios nas favelas do Município
Categorias
Outras notícias relacionadas
Câmara de SP aprova em definitivo projeto de autodeclaração para execução de obras
Com 31 votos favoráveis e 13 contrários, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2º e definitivo turno de votação, na Sessão Plenária desta quarta-feira (10/12), o substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 1446/2025. A matéria, de autoria do Executivo, trata da emissão eletrônica declaratória de documentos de controle da atividade edilícia e regulamenta... »
Atualizado em 10/12/2025 - 19h28Agora é Lei: Projeto que regulamenta o transporte de passageiro por moto recebe sanção
A norma disciplina o uso do viário urbano para a prestação de transporte individual remunerado de passageiros por meio de motocicletas.
- Agora é Lei
- Comissões
- Geral
- Notícias
- Plenário
- Sessão Plenária
- Subcomissão
- Trânsito
- Transporte por Motocicleta
Regulamentação do transporte de moto por aplicativo é aprovada em 2ª e definitiva votação
Após intenso debate na Sessão Plenária desta segunda-feira (8/12), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2º e definitivo turno de discussão a regulamentação do transporte de passageiros por aplicativo em motocicletas na capital paulista. A matéria consta no substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 1487/2025, da Subcomissão do Serviço de Transporte Individual de... »
Atualizado em 08/12/2025 - 21h39.jpg)
.jpg)