
No episódio desta semana, os apresentadores do programa Repórter do Futuro receberam Fernanda Franco e Henrique Giacomin, responsáveis pelo documentário “Areia Viva: Bioconstruindo o Futuro”, produção que aborda o uso de um modelo de bioconstrução para minimizar os impactos da construção civil nas mudanças climáticas em São Paulo.
A bioconstrução é uma forma sustentável de construir que busca harmonizar o ser humano com o meio ambiente, utilizando técnicas e materiais de baixo impacto ecológico, como terra crua, bambu, palha, madeira de reflorestamento e pedra.
Além de reduzir a geração de resíduos e a emissão de poluentes, esse método valoriza saberes tradicionais, promove eficiência energética e cria espaços mais saudáveis e integrados à natureza. Dessa forma, a bioconstrução representa não apenas uma alternativa construtiva, mas também uma filosofia de vida voltada para a preservação ambiental e o bem-estar coletivo.
O projeto Repórter do Futuro é resultado da parceria entre a OBORÉ Projetos Especiais e a Câmara Municipal de São Paulo. Toda semana, o programa convida estudantes para compartilharem suas experiências dos bastidores de seus projetos.
Os episódios vão ao ar todas às segundas-feiras, às 16h30, na Rede Câmara SP (canal digital 8.3), e no canal Câmara São Paulo no YouTube. Não esqueça de se inscrever.