A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira (07/03) o requerimento do vereador Paulo Frange (PTB) pedindo audiência pública para debater os problemas de impacto ambiental do Aeroporto de Congonhas. De acordo com o vereador, houve aumento significativo no número de voos e exigências ambientais não foram atendidas. O requerimento solicita a presença dos representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Aviação Civil (Adac). “A Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) deu prazo até o dia 2 de abril para que a Infraero atendesse as exigências. São mais de 100 itens que constam no Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima) que o órgão não cumpriu e não deu satisfação alguma”, explicou Frange, que citou ainda que a instituição já recebeu multa de R$ 10 milhões. Horário De acordo com Frange, Congonhas descumpre diversas regras para os voos. O Aeroporto está operando das “Desrespeitam diversas situações: além do horário e do excesso de voos, um a cada 56 segundos, fazem testes de motores de aeronaves nos hangares, há chuva de querosene na região. Não podemos ter isso em um dos maiores aeroportos urbanos do mundo. A Infraero tem de cumprir e respeitar o Estatuto da Cidade.” A audiência pública, ainda sem data definida, deve contar com representantes da SVMA, do sindicato da categoria e técnicos do setor. “Queremos um ajuste de conduta para reduzir o impacto ambiental”, finalizou Frange. Projeto Durante a reunião, os vereadores aprovaram ainda o projeto de lei 617/08, do vereador Claudinho de Souza (PSDB). Participaram do encontro os vereadores José Police Neto (PSDB), Claudio Prado (PDT), Paulo Frange, Chico Macena (PT) e Domingos Dissei (DEM), presidente. |
Audiência pública debaterá problemas do Aeroporto de Congonhas
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00

