Audiência Pública debate faixa exclusiva de ônibus na Mateo Bei

Por: - DA REDAÇÃO

30 de setembro de 2015 - 15:26

Categorias

Uma audiência pública realizada pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia discutiu nesta quarta-feira (30/9) o funcionamento da faixa exclusiva de ônibus da avenida Mateo Bei, na zona leste da cidade. Comerciantes locais reclamaram da queda nas vendas, que segundo eles, foi gerada pela faixa.

Luciana Moreira é cabeleireira na avenida e diz que foi obrigada a demitir uma funcionária que trabalhava com ela por conta da queda do movimento. “A queda foi em torno de 40%. Dependendo do ramo de atividade, ela caiu até mais. Não é que a gente seja contra a faixa de ônibus. O problema maior é que ela funciona das 6h às 20h, ou seja, são 14 horas! São pouquíssimas avenidas que têm esse horário extenso. Os clientes não têm onde estacionar e acabam não frequentando o comércio local”, afirmou.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), a extensão do horário da faixa exclusiva de ônibus foi feita para priorizar a circulação do transporte coletivo. Dados do órgão apontam um aumento de 21% na velocidade média dos coletivos no pico da tarde e de 27% no intervalo entre os picos de trânsito, no sentido bairro.

Autor do requerimento que convocava a audiência pública, o vereador Adolfo Quintas (PSDB) acredita que o objetivo foi alcançado. “A participação dos vereadores foi maciça, tanto da situação quanto da oposição, e o resultado disso vai ser positivo. Eles [os movimentos] vão continuar lutando para que as reivindicações sejam atendidas e que haja uma convivência melhor entre o transporte coletivo e o comércio da região, que precisa se desenvolver, crescer e gerar emprego”, disse.

Outras notícias relacionadas