
Estimular a participação política desde a infância. Foi com esse intuito que eu criei o Conselho Mirim em 2019. Esse foi o meu primeiro ano na Câmara Municipal de São Paulo. Esse é apenas um dos Conselhos criados pelo nosso mandato ao longo dos últimos anos. Outros exemplos são os Conselhos Estudantil e de Inclusão Escolar.
Desde então, o Conselho Mirim realizou muitas atividades. Em 11 de outubro, a Câmara Municipal irá inaugurar um parquinho. Algo inédito! Essa é uma demanda antiga do Conselho Mirim. Desde 2019, as crianças do Conselho notaram que a Câmara era um lugar somente para os adultos, sem espaço de lazer para as crianças. Muitas escolas visitam a Câmara, mas não há lugar para que as crianças possam brincar. Daí nasceu a ideia da criação do parquinho.
Em 2025, o sonho irá virar realidade! O pedido de criação do parquinho foi formalizado, em maio, durante o II Festival do Brincar. O vereador Ricardo Teixeira, presidente da Câmara, se comprometeu a atender o pedido. Agora, todas as crianças de São Paulo terão um parquinho no térreo da Câmara Municipal. Esse acolhimento é fundamental! Se a Câmara é um espaço aberto para todos os cidadãos, ela também precisa ter lugares nos quais as crianças possam brincar de forma saudável e segura.
O que é o Festival do Brincar? E qual a sua importância?
Vamos recuar um pouco no tempo: em junho de 2024, o Conselho Mirim organizou o primeiro Festival do Brincar em parceria com o nosso mandato. O deputado estadual Carlos Giannazi e a deputada federal professora Luciene Cavalcante apoiaram e seguem apoiando essa e outras iniciativas. Juntos formamos o coletivo Educação em 1º Lugar!
O evento foi na Câmara e apresentou trabalhos de bebês e crianças de escolas públicas da cidade de São Paulo. Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil. É por meio da brincadeira que a criança aprende a se relacionar. O Conselho Mirim já fez muitas atividades dentro e fora da Câmara e toda essa energia política continuará em movimento pelos próximos anos.
Como espero que tenha ficado claro: brincar é coisa séria! Por isso, apresentei o PL 313/2024 para criar a “Semana Municipal do Direito ao Brincar” nas escolas da cidade de São Paulo. Antes de encerrar, quero falar de outra iniciativa importantíssima criada pelo Conselho Mirim em parceria com o nosso mandato.
A luta antirracista deve ser um compromisso de todos!
O Festival Artístico Literário Infantil “Folhas do Baobá”, que terá a sua quarta edição em novembro de 2025, tem como objetivo divulgar os trabalhos de alunos da rede municipal de ensino que tenham como foco o combate ao racismo. Isso está alinhado ao Currículo da Educação Infantil da cidade de São Paulo.
Importante destacar: a Lei Federal 10.639/03 também prevê o ensino da história e da cultura afro-brasileira em todas as instituições de ensino fundamental e médio do Brasil, sejam elas públicas ou privadas. Essa Lei é um marco no enfrentamento ao racismo estrutural do nosso país.
A Câmara deve ser a casa, a escola, o parquinho, em suma, o espaço de encontro de todos os paulistanos. Devemos acolher pessoas de todas as idades, raças, origens e crenças. São Paulo só tem a ganhar com a diversidade e a participação popular!
Confira os textos de opinião de outros parlamentares na página de Artigos de Vereadores