Nesta quarta-feira (13/10), a CPI das Enchentes recebeu o engenheiro André Pacheco, representante da Era Técnica Engenharia, empresa responsável pela manutenção urbana de várias subprefeituras da Capital. O vereador José Police Neto (PSDB), questionou Pacheco quanto aos investimentos em inovação tecnológica, já que a empresa realiza limpeza do sistema de microdrenagem no município há mais de oito anos.
O representante da Era Técnica informou aos vereadores sobre o novo sistema de rastreamento por georreferenciamento de caminhões realizado nas subprefeituras de Guaianases e Cidade Tiradentes. “ Foi uma exigência da Prefeitura. Por meio da internet é possível acompanhar onde estão os caminhões. Há fotos de antes e depois da realização da limpeza e os horários e locais por onde os serviços foram realizados”, explicou Pacheco.
Police Neto lamenta que as inovações sejam feitas apenas no campo da fiscalização. “Nenhum esforço foi feito para que o sistema de limpeza se aprimore, o serviço é feito como na idade da pedra”, criticou o vereador.
Já o vereador José Américo (PT), sinalizou o fato de a empresa não mapear os pontos críticos de enchente. “Desta forma, estamos enxugando gelo. É uma inércia deliberada para manter o valor do contrato e impedir os avanços do serviço”, criticou o vereador que consideram o problema gravíssimo.
Pacheco defendeu-se dizendo que esse mapeamento é realizado pelas subprefeituras. “A prefeitura especifica a metodologia no contrato, a empresa cumpre”, justificou.
Participaram da CPI os vereadores José Police Neto (PSDB); Gilberto Natalini (PSDB); Adilson Amadeu (PTB), presidente; Alfredinho (PT); Wadih Mutran (PP), relator; Zelão (PT); José Américo (PT); e Quito Formiga (PR).
|
Vereadores cobram inovação tecnológica de empresários da limpeza urbana
Categorias
Outras notícias relacionadas
CPI recebe secretário de Habitação para falar sobre o Plano Recupera Pantanal
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Pantanal da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (4/12). O colegiado realizou oitiva com o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, e com o corpo técnico da Sehab (Secretaria Municipal de Habitação). O objetivo dos depoimentos foi verificar as ações da primeira fase do Programa Recupera... »
Atualizado em 04/12/2025 - 18h44CPI do Metanol recebe Procon-SP e Abrabe para esclarecer casos de adulteração nas bebidas
Nesta terça-feira (2/12), na Câmara Municipal de São Paulo, foi realizada mais uma reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Metanol. O objetivo do colegiado é investigar a venda de bebidas alcoólicas adulteradas na capital paulista. No encontro desta tarde, foram ouvidos representantes do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e da... »
Atualizado em 02/12/2025 - 17h37CPI HIS: fiscalização do Departamento de Planejamento Habitacional da cidade é cobrada durante depoimento
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) HIS recebeu nesta terça-feira (2/12) o diretor do Deplan (Departamento de Planejamento Habitacional), órgão ligado à Secretaria Municipal de Habitação. Convidado a prestar esclarecimentos, o depoimento de Silas Pereira Costa se estendeu por duas horas e foi pautado na fiscalização em torno da venda de unidades habitacionais de interesse... »
Atualizado em 02/12/2025 - 14h46


