A Câmara Municipal realizou sessão solene em comemoração aos 20 anos da fundação do Projeto Mova SP, nesta quinta-feira (22/10), no Salão Nobre do Palácio Anchieta. O presidente da Comissão de Educação, Eliseu Gabriel (PSB), e o vereador Chico Macena (PT) foram os proponente da solenidade. O Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) surgiu em 1989, durante a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com uma proposta que reunia Estado e organizações da Sociedade Civil para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de forma adaptada às necessidades e condições dos alunos jovens e adultos. As salas estão instaladas em locais onde existem poucas escolas e grande demanda por educação básica, geralmente as aulas são dadas em associações comunitárias, igrejas, creches, empresas, enfim, lugares em que há espaço e necessidade. A flexibilidade e a capacidade de se adequar à realidade e as necessidades dos alunos são as maiores vantagens programa, já que geralmente as salas são próximas de suas casas (poupando o custo e o desgaste do transporte), além do conteúdo ensinado estar mais relacionado com o cotidiano de um adulto que já tem uma experiência de vida, cabendo aos educadores fazer uma mediação entre o saber do aluno e a educação formal. “O trabalho deles contra o analfabetismo é muito eficiente, os moradores se identificam com a educação e se sentem mais valorizados com esta proximidade; e os recursos são da própria comunidade”, ressalta o vereador Eliseu Gabriel. Como funciona: Na cidade de São Paulo o Mova é um programa de alfabetização permanente que funciona a partir de convênios entre a prefeitura e entidades assistenciais, sociedades e associações. A prefeitura custeia as despesas de funcionamento das classes e dá bolsa-auxílio os educadores e as entidades se responsabilizam pelo local das aulas e por indicar os educadores. Cada sala tem em média 20 alunos e as aulas, que têm duração de 3 horas, são dadas 4 vezes por semana. Além dos vereadores Macena e Eliseu também estiveram na mesa da solenidade Pedro Pontual, secretário de Participação da cidade Embu das Artes; Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo Freire; Moacir Gadotti, presidente do Instituto Paulo Freire; Ivanir Barros, educadora do Mova; Maria Vanda, educadora do Mova; e o vereador Alfredinho (PT). |
Solenidade comemora 20º aniversário do Mova
Categorias
Outras notícias relacionadas
Mulheres empreendedoras são homenageadas em solenidade na Câmara
A Câmara Municipal de São Paulo sediou uma solenidade dedicada a mulheres empreendedoras, na quinta-feira (2/10). O evento foi uma iniciativa do vereador Marcelo Messias (MDB). As homenageadas contaram as histórias e os desafios de empreender no Brasil em um livro. A publicação é uma parceria entre o projeto Mulheres em Movimento e o Instituto... »
Atualizado em 03/10/2025 - 15h49Câmara de SP sedia 24ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas com foco na COP30
Confira a cobertura da programação da manhã e acompanhe as atualizações da programação da parte da tarde. Acompanhe ao vivo pelo canal Câmara São Paulo no YouTube.
Atualizado em 03/10/2025 - 12h16Solenidade na Câmara de SP celebra os 30 anos do movimento Desperta Débora
O movimento evangélico Desperta Débora completou 30 anos em 2025. Uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo, na quarta-feira (1/10), celebrou a data e prestou homenagens às integrantes e às pioneiras. O evento foi uma iniciativa do vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD). O grupo surgiu com o desejo de despertar as mães para a... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h51