A Câmara Municipal realizou sessão solene em comemoração aos 20 anos da fundação do Projeto Mova SP, nesta quinta-feira (22/10), no Salão Nobre do Palácio Anchieta. O presidente da Comissão de Educação, Eliseu Gabriel (PSB), e o vereador Chico Macena (PT) foram os proponente da solenidade. O Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) surgiu em 1989, durante a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com uma proposta que reunia Estado e organizações da Sociedade Civil para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de forma adaptada às necessidades e condições dos alunos jovens e adultos. As salas estão instaladas em locais onde existem poucas escolas e grande demanda por educação básica, geralmente as aulas são dadas em associações comunitárias, igrejas, creches, empresas, enfim, lugares em que há espaço e necessidade. A flexibilidade e a capacidade de se adequar à realidade e as necessidades dos alunos são as maiores vantagens programa, já que geralmente as salas são próximas de suas casas (poupando o custo e o desgaste do transporte), além do conteúdo ensinado estar mais relacionado com o cotidiano de um adulto que já tem uma experiência de vida, cabendo aos educadores fazer uma mediação entre o saber do aluno e a educação formal. “O trabalho deles contra o analfabetismo é muito eficiente, os moradores se identificam com a educação e se sentem mais valorizados com esta proximidade; e os recursos são da própria comunidade”, ressalta o vereador Eliseu Gabriel. Como funciona: Na cidade de São Paulo o Mova é um programa de alfabetização permanente que funciona a partir de convênios entre a prefeitura e entidades assistenciais, sociedades e associações. A prefeitura custeia as despesas de funcionamento das classes e dá bolsa-auxílio os educadores e as entidades se responsabilizam pelo local das aulas e por indicar os educadores. Cada sala tem em média 20 alunos e as aulas, que têm duração de 3 horas, são dadas 4 vezes por semana. Além dos vereadores Macena e Eliseu também estiveram na mesa da solenidade Pedro Pontual, secretário de Participação da cidade Embu das Artes; Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo Freire; Moacir Gadotti, presidente do Instituto Paulo Freire; Ivanir Barros, educadora do Mova; Maria Vanda, educadora do Mova; e o vereador Alfredinho (PT). |
Solenidade comemora 20º aniversário do Mova
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12


