As lutas dos trabalhadores nas décadas de 70 e 80 levaram Santo Dias a fazer parte do movimento do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Na época, as greves impulsionaram a formação de comissões em fábricas e fortaleceram o nome de Santo para a presidência do sindicato. No dia 30 de outubro de 1979, Santo Dias, como parte do comando de greve, saiu da Capela do Socorro, para engrossar um piquete na frente da fábrica Sylvânia e foi morto pela polícia. “É uma obrigação nossa homenageá-lo por tudo o que fez; por sua maneira de liderar e defender os direitos dos trabalhadores”, ressaltou o vereador Alfredinho. Santo é considerado um nome de resistência e da capacidade de luta dos trabalhadores por uma sociedade mais justa. A história dele é um exemplo para novos sindicalistas.
“Os operários de hoje que ainda acreditam na força do trabalhador, da justiça e da igualdade, tem nele um sinônimo de liderança”, comenta Ana Dias, viúva do sindicalista. |
Símbolo da luta dos trabalhadores é homenageado pela Câmara
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12


