Cerca de 200 pessoas, representantes de diversas instituições, prestigiaram o lançamento do projeto Óleo Amigo do Meio Ambiente, na noite de terça-feira (19/05) no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa é da Federação Moriá, presidida pelo pastor Edson Gomes da Silva, com apoio do vereador Penna (PV), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da Sabesp, da Ecóleo e da fábrica de alimentos McCain. O projeto tem dois objetivos principais: a preservação do meio ambiente, pois o óleo não será mais despejado nos ralos das pias, o que contribui para a poluição das águas, e nem no lixo comum, que pode contaminar o solo; e a geração de renda para a Casa de Apoio à Criança com Câncer Moriá, que pretende atender 70 crianças do Brasil e da América Latina.
“Este projeto é muito interessante, porque além de não poluir mais o meio ambiente, o óleo pode ser transformado em uma fonte de energia, o biodiesel. É com a esperança de mudar que apoiamos iniciativas como esta do pastor Edson. Com este exemplo vemos que é possível mudar a nossa relação com a natureza, com os outros seres humanos e sairmos de uma comunidade consumidora para uma comunidade cidadã”, disse o vereador Penna, que abriu o evento realizado na Câmara.
Segundo o pastor Edson, a idéia da criação do projeto surgiu há dois anos, em reuniões sobre a Agenda 21. “Queremos ensinar para as pessoas que o óleo faz mal para o meio ambiente e também para a saúde. Juntamos um pequeno exército para viabilizar este projeto e também temos a ajuda da Universidade de Guarulhos, que colocou 500 alunos à disposição para fazer palestra de conscientização”, contou o presidente da Federação Moriá.
A organização não-governamental Ecóleo é a responsável por orientar e conscientizar as entidades que se interessam em fazer a coleta do óleo. “Este trabalho começou com a coleta de óleo de porta em porta no bairro onde moro e ganhou uma dimensão inesperada. Hoje coletamos cerca de um milhão de litros de óleo de cozinha usado, o que representa apenas 5% do total descartado na cidade, e este óleo é transformado em biodisel, sabão e outros produtos”, explicou Célia Marcondes presidente da Ecóleo.
Também fizeram parte da mesa do evento a psicóloga Suzy Camacho, o fitoterapeuta André Resende, o biólogo Henrique Douglas, a representante da Ação Social Claretiana, Rose Andrade, o paisagista José Manoel Gobbi de Oliveira e a representante do padre Juarez, dona Elvira.
|
Projeto Óleo Amigo do Meio Ambiente é lançado na Câmara Municipal
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12.jpg)
.jpg)