
O orçamento de 2026 da Secretaria Municipal das Subprefeituras deverá ser de R$ 4,59 bilhões. O valor está previsto no PL (Projeto de Lei) 1169/2025, do Executivo, que trata da PLOA (Proposta de Lei Orçamentária Anual).
Entre as funções da secretaria estão dar apoio gerencial e administrativo às decisões do prefeito sobre o desempenho das Subprefeituras e suas solicitações; realizar o acompanhamento gerencial das metas e atividades das Subprefeituras; e criar indicadores para dimensionar os recursos humanos e materiais para as Subprefeituras, a partir de padrões de qualidade e da realidade de cada região.
De acordo com o Programa de Trabalho da pasta, que descreve como o orçamento deverá ser investido, destacam-se a estimativa de R$ 1,85 bilhão para serviços de limpeza urbana (varrição e lavagem de áreas públicas); R$ 1,05 bilhão voltados à pavimentação e recapeamento de vias; e R$ 516,30 milhões destinados à operação tapa buraco.
Projeto da Lei Orçamentária Anual 2026
Protocolado pelo Executivo na Câmara Municipal de São Paulo no fim de setembro, o PL 1169/2025, que trata da LOA (Lei Orçamentária Anual), estima um orçamento total de 135,4 bilhões para a cidade de São Paulo em 2026 – com todos os gastos e despesas do município para o ano que vem. Este total representa um aumento de 7,79% em relação ao valor atual, de R$ 125,6 bilhões.
Os valores descritos ainda podem sofrer alterações durante a tramitação da proposta na Câmara. Acesse o hotsite do Orçamento 2026 para conferir todas as informações sobre o projeto e veja como participar das discussões.