Em evento promovido pelo vereador Hélio Rodrigues (PT), foi lançada nesta sexta-feira (13/6), na Câmara Municipal de São Paulo, a Frente Parlamentar em Defesa da Várzea do Tietê – Jardim Pantanal. O objetivo do grupo, criado pela Resolução nº 6/2025 e formado por vereadores de diversos partidos, é traçar um diagnóstico e buscar soluções para os impactos das enchentes nas condições de vida da população do bairro localizado na zona leste da capital, além de propor medidas para o desenvolvimento socioeconômico local.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Jd. Pantanal, o vereador Hélio Rodrigues destacou a importância da iniciativa. “A Frente Parlamentar pode ter um período muito longo para funcionar, pode recorrer a informações importantes. O objetivo da nossa Frente Parlamentar é acumular o máximo de informações possíveis para poder discutir com a população, discutir também com o Executivo soluções viáveis para o Pantanal, porque já há uma série de estudos sobre o Pantanal, não é novo”, ressaltou Rodrigues.
O vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), presidente da Câmara, foi escolhido vice-presidente do grupo. “Estamos aqui, o nosso mandato, o mandato de vários vereadores aqui da Casa, juntos, para achar um caminho junto com o Executivo, governador do Estado, prefeito Ricardo Nunes que tem boas propostas, e aqui serão discutidas todas essas propostas. A Frente Parlamentar é isso, traz o mandato de cada um para fazer a discussão e juntos, com certeza, vamos chegar ao melhor projeto”, avaliou Teixeira.
Já o vereador João Ananias (PT), designado secretário da frente, reforçou os impactos positivos do grupo na questão ambiental. “Eu acho que a gente vai entender qual é a importância de defender aquela região e também defender a área do Pantanal, que é a área do Rio Tietê. Isso será muito importante também para a gente entender a área verde, porque vai ser bom repor ela”, comentou Ananias.
Por fim, o vereador Dheison Silva (PT), integrante da Frente Parlamentar, elogiou a iniciativa. “Nós queremos debater a solução do problema aqui. Não é uma questão de oposição e situação, é uma questão da população, de resolver os problemas dessas pessoas que estão há muitos anos sofrendo com inundações, com uma série de coisas, com falta de saneamento básico naquela região. Então, essa frente é extremamente ampla e eu tenho muito orgulho de fazer parte dela”, disse Silva.
Presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, o deputado estadual Paulo Luiz Fernando (PT-SP) encabeçou um grupo com o mesmo objetivo na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e exaltou a iniciativa da Câmara. “Eu trouxe aqui a minha solidariedade, o meu trabalho, a nossa experiência, inclusive a frente que eu coordeno na Assembleia Legislativa, para dizer à Câmara Municipal: nos somamos a vocês, hoje dividimos a responsabilidade, que é um projeto que eu tocava, a assembleia tocava, e hoje a Câmara herda entra de uma forma muito mais forte, porque é um problema no município. E, sem dúvida nenhuma, o Legislativo municipal tem uma atuação muito mais forte junto aos órgãos do município”, afirmou Fernando.
O lançamento da frente foi celebrada pelos moradores do Jardim Pantanal presentes no evento. “Esse grande lançamento da Frente Parlamentar, para nós, é muito bom para que nos fortaleça mais. A comunidade já está cansada de passar por todas essas situações e o Poder Público, muitas vezes, deixa a desejar. E, com essa frente, a gente vai criar mais um amplo trabalho para melhorar a nossa vida dentro do Jardim Pantanal”, sintetizou Reginaldo Pereira dos Santos, presidente da Amojap (Associação de Moradores e Amigos do Jardim Pantanal).
A íntegra do lançamento pode ser conferida neste link.