Os dados nacionais mostram que somente nas escolas regulares estão matriculados hoje 385 mil crianças com alguma deficiência, outras 342 mil estudam em escolas especiais. Diante destes números, especialistas debateram na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (14/04), como atender esta demanda no País e na capital paulista. Pela primeira vez, a cidade celebra o Dia Municipal em Defesa da Educação Inclusiva, cuja data foi instituída pela Lei 15.034, de iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB). A Sessão Solene, realizada no Plenário 1º de Maio, reuniu especialistas para discutir as diversas possibilidades para uma educação inclusiva. “Comemorar esta data significa incluir este tema na agenda política da cidade, em consonância com as ações do Sistema Conselho de Psicologia”, ressalta o vereador Floriano Pesaro. Para o parlamentar, “a inclusão passa por uma boa infraestrutura das escolas, pela metodologia de ensino, pelos professores capacitados e especializados para atender esta demanda. E os números retratam o tamanho do desafio: 96% dos professores declaram-se despreparados para a inclusão.” A vereadora Mara Gabrilli (PSDB) ressaltou a importância da discussão: “Desejamos que, em um futuro próximo, eventos como esse não sejam mais necessários, já que o planejamento pedagógico de cada escola atenderá às necessidades e possibilidades de cada aluno e assim, teremos uma educação mais condizente com as necessidades do nosso tempo”, completou. Dividido em temas, a primeira mesa discutiu os Desafios da Educação, e contou com a palestra dos psicólogos Lino Macedo e Maria Cristina Kupfer. Neivaldo Zovico, surdo, deu seu testemunho e comentou que o “ideal seria uma escola bilíngue, para a educação inclusiva de surdos.” Logo em seguida, debateram As Experiências Escolares. A mesa contou com Silvana Drago, representando a Secretaria de Educação; Maria Elizabete da Costa, diretora do CAPE/Serviço de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação; e Claudinei Radica, da EMTU. |
Especialistas debatem na Câmara Municipal desafios da Educação Inclusiva
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12


