A CPI Enchentes ouviu, nesta quarta-feira (03/11), Eduardo Vieira Daotro, diretor da Norbrasil Saneamento. O objetivo da reunião é entender como estão trabalhando as empresas terceirizadas responsáveis pela limpeza urbana da cidade. A Norbrasil é responsável pela limpeza mecânica e locação de equipamento nas subprefeituras do Jabaquara, Campo Limpo, Vila Prudente e Butantã. Quatro caminhões próprios estão a serviço da prefeitura de São Paulo.
José Reis, engenheiro da Norbrasil, explicou como funciona a limpeza mecanizada. “Por dia, o hidrojato limpa de 8 a 9 bueiros, galerias e poços de inspeção. Em média a cada 2 a 3 bocas, se retira, em média, 1 m³ de detrito”, informou o engenheiro que faz o acompanhamento por amostragem.
Reis defende que haja um equipamento destinado ao serviço corretivo e outro ao serviço preventivo. “Só a demanda da dia a dia recebida por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) já é muito grande. O planejamento preventivo fica deficitário, sim”, informa.
O diretor da Norbrasil falou aos vereadores do trabalho de mapeamento que a empresa faz para a Sabesp. “Em nosso trabalho para a Sabesp, realizamos um cadastramento das galerias de águas pluviais com diagnósticos, prognósticos dos pontos críticos e televiosinamento”, explicou.
Adilson Amadeu (PTB), presidente da CPI das Enchentes, agradeceu as sugestões apresentadas. “A nossa preocupação é melhorar o trabalho de limpeza de bueiros na cidade de São Paulo”, disse o vereador.
Participaram da CPI os vereadores Adilson Amadeu (PTB), presidente da CPI; José Police Neto (PSDB); Adilson Amadeu (PTB); Wadih Mutran (PP), relator; Abou Anni (PV); Quito Formiga (PR) e Gilberto Natalini (PSDB).
|
Empresa de limpeza mecanizada sugere intensificação no trabalho de prevenção de enchente
Categorias
Outras notícias relacionadas
CPI dos Pancadões: vereadores querem ouvir subprefeito e Ministério Público
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Pancadões se reuniu nesta quinta-feira (30/10) para apreciar requerimentos. Na pauta, convites a subprefeito de região que frequentemente registra casos de perturbação do sossego, além da presença da promotoria de Habitação e Urbanismo da capital paulista. O requerimento convocando Ozziel Evangelista de Souza, Subprefeito de São Mateus, zona... »
Atualizado em 30/10/2025 - 12h20Câmara aprova criação de CPI para investigar o Jockey Club de São Paulo
Na Sessão Plenária desta quarta-feira (29/10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). O novo colegiado irá investigar o Jockey Club de São Paulo. O objetivo é apurar eventuais irregularidades fiscais e imobiliárias das atividades do local, apurando a gestão de débitos tributários, alienação de potencial... »
Atualizado em 29/10/2025 - 16h00


