Diretor do Contru recebe homenagem em sessão solene

23 de novembro de 2012 - 20:41

Categorias

RenattodSousa

A Câmara Municipal de São Paulo realizou sessão solene nesta sexta-feira para homenagear Vagner Monfardini Pasotti, diretor geral do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) da cidade de São Paulo, no qual trabalha há 27 anos. À frente do órgão há sete anos, Pasotti ficou emocionado com a homenagem de seus pares, autoridades, amigos e familiares.

É emocionante o reconhecimento dos funcionários que trabalham comigo e me auxiliaram. Isso me tocou profundamente, garantiu o engenheiro.

O prefeito Gilberto Kassab também compareceu à cerimônia e fez elogios ao Contru e à Secretaria de Controle Urbano, responsável pelo departamento. É muito gratificante apresentar os resultados do trabalho. E o Contru tem um balanço extremamente favorável, declarou.

Para o secretário de Controle Urbano, Orlando Almeida, o órgão deverá continuar prestando bons serviços durante a administração do novo prefeito.  O Contru é uma referência de instituição para a cidade de São Paulo. Faz um trabalho preventivo para que as pessoas tenham segurança em eventos, edificações, elevadores, postos de gasolina. Vagner é um exemplo de funcionário público. Além de engenheiro civil, é engenheiro de segurança. E tem uma equipe maravilhosa, destacou.

Entre as funções do departamento estão: prevenção e fiscalização de instalações e sistemas de segurança de edificações na cidade de São Paulo, concessão de licenças e fiscalização da instalação e o funcionamento de elevadores, esteiras e escadas rolantes, sistemas de armazenagem de produtos químicos e inflamáveis, combustíveis e explosivos. O Contru também pode notificar ou intimar os responsáveis pela edificação, quando detectar irregularidades, a executar as obras para solucionar o problema, além de interditar edificações que apresentarem riscos de segurança.

O departamento nasceu na década de 1970, período marcado por duas grandes tragédias na cidade de São Paulo: os incêndios no Edifício Andraus, em fevereiro de 1972, e no Edifício Joelma, em fevereiro de 1974, no centro de São Paulo. Os incêndios levaram a um aprimoramento dos trabalhos do Corpo de Bombeiros e dos órgãos de fiscalização da Prefeitura, o que originou a formação do Contru.

Nós vivemos em uma cidade com 11 milhões de habitantes, com toda a sorte de problemas. Não fosse a dedicação e a excelência do trabalho prestado pelo departamento, poderíamos viver um verdadeiro caos. Temos prédios centenários, com uma dificuldade muito grande de se preservar a segurança. Os técnicos e engenheiros do Contru são muito dedicados, lembrou o vereador Antonio Goulart (PSD), parlamentar que propôs a homenagem.

{youtube}zjbpA4UFwXA&rel=0|560|315|{/youtube}

(23/11/2012 – 21h41)

Outras notícias relacionadas