CPI Íris: representantes do Banco Central e da Receita Federal não comparecem a depoimento

Por: FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

25 de novembro de 2025 - 12:01
Reunião da CPI da Íris, realizada no Plenário 1º de Maio em 25 de novembro de 2025. A imagem mostra o plenário da Câmara Municipal de São Paulo. Dois homens em pé e o vereador Gilberto Nascimento sentado à mesa central de madeira clara. Ao fundo, parede de mármore bege com crucifixo e brasão da Câmara. Iluminação branca e ambiente formal.Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

A reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Íris desta terça-feira (25/11) não realizou as oitivas de representantes do Banco Central do Brasil e da Receita Federal devido à ausência dos convidados. Os integrantes do colegiado mantiveram os pedidos de convite e formalizaram a participação deles para a próxima reunião.

A presidente da Comissão Parlamentar, vereadora Janaina Paschoal (PP), explicou que recebeu comunicados de ambas as instituições afirmando que não possuíam agenda livre na data previamente marcada. Ela entende ser necessário ouvi-los a fim de compreender a movimentação por meio da criptomoeda worldcoin usada como pagamento durante o processo de escaneamento de íris de cidadãos.

“A ideia é que nos expliquem as normas recentemente baixadas em relação às moedas virtuais. Solicitei uma manifestação da Procuradoria da Casa sobre os limites da nossa CPI, que é municipal, diante de órgãos federais, porque pelo tom das respostas eu intuo que eles não querem participar da nossa investigação. Eu vou insistir, entendo que não podem simplesmente ignorar nosso convite.”

Requerimentos ainda foram apreciados e aprovados pela Comissão de Inquérito que apura a atuação da empresa TFH (Tools for Humanity) por meio do projeto World ID. O primeiro convida Thomaz Fiterman Tedesco, defensor público do Estado de São Paulo; o segundo documento oficia o CiberLab (Coordenadoria do Laboratório de Operações Cibernéticas), vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública, para que indique os membros que participaram de reunião com a TFH. A CPI da Íris ainda intimou o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido com Felca.

A reunião, conduzida pelo vice-presidente, vereador Gilberto Nascimento (PL), também contou com a participação de Janaina Paschoal (PP) e dos vereadores João Ananias (PT) e Kenji Ito (PODE). Veja a íntegra aqui.

Outras notícias relacionadas