Para entender como funciona o procedimento de lançamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na cidade de São Paulo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ouviu, nesta segunda-feira (27/04), Aloísio Camargo, diretor da Divisão de Cadastro de Imóveis. Sobre o pedido de anistia do IPTU , Aloísio explicou que o deferimento ou indeferimento desse pedido depende das secretárias de Subprefeituras e Habitação. “Vamos convidar os secretários das duas pastas para que eles nos expliquem as ações porque se a cidade de São Paulo não lançar perde a arrecadação”, explicou Aurélio Miguel (PR), presidente da CPI do IPTU. Outro assunto bastante discutido foi a dívida de mais de 150 milhões de IPTU de 13 shoppings, publicada no sábado pela Folha de São Paulo. “Queremos analisar esses processos, pois são débitos altíssimos com a prefeitura de São Paulo”, explicou o vereador Aurélio Miguel.
Call centers
Arnaldo Dalla-Déa , diretor da Divisão de Controle de Parcelamento de Débito, respondeu questões sobre o contrato que a Secretaria de Finanças fez com uma empresa de call center para realizar cobranças de IPTU e PPI ( Programa de Parcelamento Incentivado ) via contato telefônico .
Os vereadores acreditam que o serviço é desnecessário, pois o contribuinte que deseja realizar o pagamento irá fazê-lo independente da cobrança telefônica. Além disso, não há comprovação de que o aumento da arrecadação esteja ligado à cobrança.
Apesar das críticas dos parlamentares, o diretor considera o serviço importante. “Por exemplo, se não tiver dinheiro, o banco não realiza o débito e as pessoas acabam esquecendo. Os telefonemas auxiliam os contribuintes a se lembrarem de pagar”, defendeu Dalla-Déa .
Além do Aurélio Miguel, participaram da reunião os vereadores Claudio Fonseca(PPS), Marta Costa(DEM), Adilson Amadeu(PTB), Wadih Mutran(PP), Donato(PT) e Arselino Tatto(PT).
|
CPI do IPTU realiza reunião
Categorias
Outras notícias relacionadas
CPI HIS retoma debate sobre financiamento de habitações populares
Assim como aconteceu na última reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) HIS, os vereadores que compõem o colegiado voltaram a discutir nesta terça-feira (21/10) como funcionam as operações de crédito para financiamento de imóveis de interesse social. Para o encontro desta manhã, a CPI recebeu a diretora de crédito imobiliário e crédito com garantia... »
Atualizado em 21/10/2025 - 16h24CPI do Metanol: reunião de instalação define composição de grupo que vai investigar comercialização de bebidas adulteradas
A Câmara Municipal de São Paulo instalou, nesta terça-feira (21/10), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Metanol para apurar a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas. O pedido da vereadora Zoe Martínez (PL), protocolado em 2 de outubro, foi apreciado e aprovado pelo Plenário da Casa seis dias depois. Zoe Martínez vai conduzir os trabalhos... »
Atualizado em 21/10/2025 - 15h30