A CPI do IPTU realizou, na manhã desta segunda-feira (16/11), reunião extraordinária que contou com a presença de representantes da Secretaria de Finanças/ Divisão do Cadastro de Imóveis (DICIM) para prestar esclarecimento sobre dez casas que estão sendo construídas no bairro do Ibirapuera. Já se sabe que quatro delas apresentam metragens irregulares. “Há 110 metros quadrados sendo construídos a mais em cada casa. Ao todo são 440 metros que a Prefeitura não irá receber de IPTU”, desabafou o vereador Wadin Mutran (PP).
Os representantes da Secretaria de Finanças não souberam responder os questionamentos dos vereadores. Fernando Fernandes Bernardino, funcionário da Secretaria justificou que há um acúmulo de processos.
O vereador Aurélio Miguel (PR), presidente da CPI, fez requerimento à Secretaria de Finanças de um relatório com todos processos que estão há mais de seis meses sem resolução e qual deve ser o procedimento adotado.
Denúncias
O vereador Adilson Amadeu (PTB) recebeu uma denúncia de que o Shopping Aricanduva vem construindo em seu estacionamento uma obra sem a documentação necessária. “São quase 50 mil metros quadrados de construção irregular. Estamos esperando a resposta da Prefeitura para averiguar a situação in loco. Outra denuncia que recebemos é que o Shopping tem mais de quatro mil metros quadrados de mezanino construídos irregularmente”, disse Amadeu.
Participaram da CPI do IPTU, além dos vereadores Wadih Mutran, Adilson Amadeu e Aurélio Miguel; Abou Anni (PV), Marta Costa (DEM), Claudio Fonseca (PPS) e Donato (PT).
|
CPI do IPTU irá averiguar denúncia de obra irregular no Shopping Aricanduva
Categorias
Outras notícias relacionadas
Mesmo intimados, executivos do setor imobiliário não comparecem à reunião da CPI HIS
Três executivos do setor imobiliário intimados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) HIS a prestarem esclarecimentos não compareceram à reunião desta quinta-feira (11/12). Eles fazem parte de uma lista de 14 empresários sob risco de serem levados à força para depor ao colegiado da Câmara Municipal de São Paulo. A principal ausência, de acordo com... »
Atualizado em 11/12/2025 - 17h25CPI Pantanal: Secretaria ligada ao Ministério das Cidades expõe modelos de financiamento para obras públicas com aporte federal
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Pantanal recebeu nesta quinta-feira (11/12) o coordenador-geral de Planos de Mitigação e Prevenção de Riscos da SNP/MCID (Secretaria Nacional de Periferias/Ministério das Cidades). Leonardo Santos Salles Varallo contribuiu com o trabalho do colegiado durante uma hora e meia de depoimento. O especialista trouxe um panorama técnico sobre o problema... »
Atualizado em 11/12/2025 - 14h41Catorze executivos do setor imobiliário estão sob risco de serem levados à força para depor na Câmara de SP
Pelo menos 14 empresários ou executivos do setor imobiliário estão sob o risco de condução coercitiva até a Câmara Municipal de São Paulo por não terem cumprido intimações para prestar depoimentos à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura fraudes relacionadas às habitações de interesse social. Condução coercitiva é uma medida usada para levar, à... »
Atualizado em 09/12/2025 - 17h35.jpg)

.jpg)
.jpg)