Durante a primeira reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara para apurar irregularidades no lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), realizada na sexta-feira (13/03), os vereadores aprovaram 18 requerimentos. A maioria deles pede informações à Secretaria Municipal de Finanças. Confira os requerimentos aprovados:
– Oficiar o Subsecretário da Receita Municipal, Wilson de Araújo, para que encaminhe à Comissão cópia da dívida ativa existente em nome da Infraero, bem como lançamento do IPTU dos últimos cinco anos.
– Determina que assessoria técnica desta Comissão proceda vistoria nos estabelecimentos que julgar necessário.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que encaminhe relatório pormenorizado informando as concessionárias de automóveis e motocicletas instaladas no município.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que encaminhe relatório pormenorizado informando todas as edificações utilizadas pelas empresas de economia mista federal, estadual e municipal instaladas em São Paulo.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que encaminhe relatório contendo estoque de expedientes (processos) que se encontram em poder de auditores fiscais da Divisão de Cadastro de Imóveis e Divisão de Imunidades, Isenções Incentivos Fiscais e Regimes Especiais.
– Intimar o representante legal da empresa Call Contact Center para que compareça a próxima reunião desta Comissão para esclarecimentos de assuntos ora investigados.
– Oficiar o subsecretário da Receita Municipal, Wilson de Araújo, para que encaminhe informações sobre o lançamento do empreendimento Shopping Center Norte.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que encaminhe relatório pormenorizado informando todas as edificações utilizadas pela administração pública direta e indireta federal, estadual, municipal que sejam locadas, em regime de comodato ou doadas pelo município.
– Oficiar o diretor da Divisão de Mapas e Valores, Ricardo Neves, para que encaminhe relatório pormenorizado de todos os locais vistoriados pelos auditores desta diretoria no ano de 2008, com as respectivas providências.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que encaminhe relatório pormenorizado dos 200 maiores recolhimentos do ITBI (imposto de transmissão de bens imóveis) ocorridos nos últimos 36 meses.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que informe os dados cadastrais do imóvel localizado na Rua Silva Bueno 2342, Ipiranga.
– Oficiar o diretor da Divisão de Mapas e Valores, Ricardo Neves, para que encaminhe cópia dos cd´s com levantamento aerofotogramétrico realizado no município para fins de cadastro.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que encaminhe relatório pormenorizado dos 500 maiores contribuintes do IPTU, considerando o valor de recolhimento anual nos últimos cinco anos.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que encaminhe relatório contendo informações sobre os contribuintes nº 299.050.0003-97 e 299.050.0065-6, informar área construída e de terreno e se os imóveis estão regulares e os valores efetivamente pagos a título de IPTU nos últimos cinco anos.
– Oficiar o diretor da Divisão de Mapas e Valores, Ricardo Neves, para que encaminhe cópia das atas das reuniões realizadas pelo Conselho de Valores Imobiliários dos últimos quatro anos.
– Oficiar a Secretaria de Finanças para que encaminhe relatório pormenorizado relacionando todas as escolas públicas e particulares instaladas no município de São Paulo, onde deverá constar o nome do contribuinte, ACC, área ocupada, a aárea construída e do terreno incorporado, o valor do metro quadrado da construção e do terreno, descontos concedidos, alíquota, imposto a pagar, o padrão que está enquadrada a construção e se existe imunidade do imposto, número de processo, a área construída e a data da concessão deste benefício.
– Oficiar a Subprefeitura do Ipiranga para que encaminhe o processo de ação fiscal nº 2008-0.283.511-9 para fins de verificação no lançamento de IPTU da irregularidade da edificação e nova área construída, no prazo de cinco anos.
– Oficiar o subsecretário da Receita Municipal, Wilson de Araújo, para que encaminhe cópia do contrato da empresa Call Contact Center contratada por esta Secretaria.
|
CPI do IPTU aprova 18 requerimentos
Categorias
Outras notícias relacionadas
Catorze executivos do setor imobiliário estão sob risco de serem levados à força para depor na Câmara de SP
Pelo menos 14 empresários ou executivos do setor imobiliário estão sob o risco de condução coercitiva até a Câmara Municipal de São Paulo por não terem cumprido intimações para prestar depoimentos à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura fraudes relacionadas às habitações de interesse social. Condução coercitiva é uma medida usada para levar, à... »
Atualizado em 09/12/2025 - 17h35CPI do Jockey Club: vereadores solicitam equipes técnicas para dar apoio à investigação
Os vereadores que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Jockey Club se reuniram nesta terça-feira (9/12) e aprovaram 14 requerimentos, incluindo pedidos de equipes técnicas e solicitações de informações e documentos. O objetivo do colegiado é investigar a regularidade fiscal e imobiliária das atividades do Jockey Club de São Paulo e apurar a... »
Atualizado em 09/12/2025 - 14h51CPI da Íris recebe influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Íris, que investiga a empresa Tools For Humanity por oferecer recompensas financeiras a cidadãos paulistanos em troca do escaneamento da íris, realizou mais uma reunião nesta terça-feira (9/12). Um dos convidados a prestar esclarecimentos foi o influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, e que ganhou repercussão... »
Atualizado em 09/12/2025 - 14h39
