CPI da Íris aprova requerimento solicitando esclarecimentos a universidades americanas

Após ausência, convite a representantes de bancos e a influenciador digital será feito novamente

Por: VITÓRIA SANTIAGO
DA REDAÇÃO

2 de dezembro de 2025 - 12:56
Imagem de uma reunião da CPI da Íris, realizada na Câmara Municipal de São Paulo em 2 de dezembro de 2025. Três pessoas estão sentadas à mesa - sendo dois vereadores do colegiado, uma delas - a vereadora que preside a CPI - fala ao microfone. Ao fundo, parede de mármore claro e brasão da Câmara gravado. Homem com câmera filma em primeiro plano.Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

Vereadores que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Íris aprovaram, nesta terça-feira (2/12), um requerimento solicitando esclarecimentos a duas universidades dos EUA. A previsão da reunião de hoje era ouvir representantes do Banco Central, da Receita Federal e o influenciador digital, Felipe Bressanim Pereira – conhecido como Felca -, que não compareceram.

O objetivo do colegiado é apurar a atuação da Tools for Humanity ao oferecer recompensas financeiras para realizar o escaneamento da íris de cidadãos paulistanos.

Vereadores

A presidente da CPI, vereadora Janaina Paschoal (PP), se mostrou insatisfeita com as ausências na reunião de hoje e disse que as instituições parecem não querer colaborar com as investigações que estão sendo feitas pela Comissão.

“Estou entendendo que a Receita e o Banco Central estão se negando a colaborar com os nossos trabalhos. Gostaríamos de entender deles qual a compreensão desses órgãos sobre atuação da Tools For Humanity. O que me parece é que esses técnicos não estão mostrando o devido respeito a essa CPI. Gostaríamos apenas que houvesse colaboração”, afirmou a presidente.

Na ocasião, a parlamentar também sugeriu aos demais vereadores que outro convite fosse feito aos representantes para comparecerem na reunião da próxima terça-feira (9/12), o que na avaliação do vereador Silvão Leite (UNIÃO), integrante do colegiado, seria uma maneira de não perder tempo.

“Acho que devemos tentar mais uma vez. Será importante para nós, ouvir essas pessoas. Chamá-los para a próxima reunião é até mesmo uma maneira de não perder tempo e ouvir o mais rápido possível esses depoimentos”, comentou o vereador.

Na visão da relatora da CPI, a vereadora Ely Teruel (MDB), a participação dos depoentes na CPI e o compromisso com os convites que estão sendo feitos para subsidiar as investigações, auxiliam a população paulistana a entender quais eram as reais intenções da empresa aqui na cidade.

“Quando foi aberta essa CPI, a gente se colocou à disposição para entender o que estava conhecendo após a atuação da Tools. A gente fica na expectativa de poder ouvir as pessoas que estão mais envolvidas com o processo e, assim, deixar a população um pouco mais tranquila quanto a isso, tendo os devidos esclarecimentos. Eu acho que é de extrema importância que essas pessoas que estão sendo convidadas venham. Eu como relatora vejo que ainda estamos pendentes de depoimentos”, destacou a relatora.

Requerimentos

Durante a reunião, a Comissão também aprovou um requerimento de autoria da presidente da CPI, vereadora Janaina Paschoal, solicitando esclarecimentos de duas universidades dos EUA sobre possíveis termos que teriam sido encaminhados à empresa Tools For Humanity, relativos a um instrumento de parceria firmado com a World Foundation, fundação ligada à Tools.

“A empresa insiste que não existe perigo de vazamento dos dados das íris escaneadas, porque ela dividiu as informações coletadas em várias instituições, dentre elas duas universidades internacionais. Nós oficiamos essas universidades e elas responderam de forma negativa a existência de um contrato ou de uma possível parceria. Quando pedimos para as universidades esclarecerem isso, elas disseram que o contrato não era com a Tools For Humanity, era com a Word Foundation, que é uma fundação ligada à empresa. Por isso, aprovamos hoje um pedido de esclarecimentos de duas universidades dos Estados Unidos, uma delas é a Berkeley, da Califórnia”, ressaltou Janaina.

A reunião, que pode ser conferida na íntegra aqui, teve a participação da presidente da CPI, vereadora Janaina Paschoal (PP) e também contou com a presença dos parlamentares: Ely Teruel (MDB) – relatora, Gilberto Nascimento (PL) – vice-presidente, Sansão Pereira (REPUBLICANOS), Silvão Leite (UNIÃO) e Kenji Ito (PODE).

Outras notícias relacionadas