A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) da Câmara Municipal de São Paulo realizou sua primeira reunião ordinária, nesta terça-feira (16/03), para definir os trabalhos de investigação que serão realizados. “Queremos entender como funciona a Covisa, entender os seus objetivos e tentar dinamizar os trabalhos que realizam. A intenção é trazer maior segurança à população e possibilitar uma melhor fiscalização em estabelecimentos comerciais”, explica o vereador Aurélio Miguel (PR), presidente da Comissão. O vereador Jamil Murad (PCdoB) ressaltou a importância de que os Conselhos de Saúde, do Idoso e o Procom acompanhem os trabalhos da CPI. “Queremos uma Covisa mais forte, por isso é importante a participação de todos.” Murad também enfatizou que o que está em pauta é a saúde dos munícipes: “É inadmissível que em uma cidade como São Paulo os estabelecimentos comerciais funcionem sem uma vigilância sanitária correta. Tem de haver visitas constantes, inspecionar sempre que for necessários. É uma área que afeta a saúde dos paulistanos”, comenta. Covisa A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) foi criada em 2003, pela Secretaria Municipal de Saúde, como resultado da responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) assumida pelo Município. Em 2004, foram agregadas diversas estruturas do campo da Vigilância em Saúde nesta Coordenação.
O objetivo é orientar e informar munícipes, estabelecimentos e instituições de interesse à saúde nos assuntos de Vigilância em Saúde na cidade de São Paulo, através de telefone e internet.
Além de registrar denúncias e reclamações relativas à Vigilância em Saúde, exceto para as áreas de alimentos e animais, cujas denúncias e reclamações deverão ser registradas na Central de Atendimento da Prefeitura de São Paulo 156.
Participaram do encontro os vereadores Sandra Tadeu (DEM), Gilson Barreto (PSDB), Paulo Frange (PTB), José Police Neto (PSDB), Milton Ferreira (PPS), Zelão (PT) e Aurélio Miguel, presidente. |
CPI da Covisa traça metas de investigação
Categorias
Outras notícias relacionadas
Catorze executivos do setor imobiliário estão sob risco de serem levados à força para depor na Câmara de SP
Pelo menos 14 empresários ou executivos do setor imobiliário estão sob o risco de condução coercitiva até a Câmara Municipal de São Paulo por não terem cumprido intimações para prestar depoimentos à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura fraudes relacionadas às habitações de interesse social. Condução coercitiva é uma medida usada para levar, à... »
Atualizado em 09/12/2025 - 17h35CPI do Jockey Club: vereadores solicitam equipes técnicas para dar apoio à investigação
Os vereadores que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Jockey Club se reuniram nesta terça-feira (9/12) e aprovaram 14 requerimentos, incluindo pedidos de equipes técnicas e solicitações de informações e documentos. O objetivo do colegiado é investigar a regularidade fiscal e imobiliária das atividades do Jockey Club de São Paulo e apurar a... »
Atualizado em 09/12/2025 - 14h51CPI da Íris recebe influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Íris, que investiga a empresa Tools For Humanity por oferecer recompensas financeiras a cidadãos paulistanos em troca do escaneamento da íris, realizou mais uma reunião nesta terça-feira (9/12). Um dos convidados a prestar esclarecimentos foi o influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, e que ganhou repercussão... »
Atualizado em 09/12/2025 - 14h39


