Convidados e intimados a depor não comparecem à CPI dos Pancadões

Por: FELIPE PALMA
DA REDAÇÃO

4 de setembro de 2025 - 13:15
Esta imagem é uma fotografia da reunião de 4 de setembro de 2025 da CPI dos Pancadões da Câmara Municipal de São Paulo. No centro, uma bancada elevada com quatro pessoas sentadas - sendo três parlamentares - em assentos acolchoados azuis está posicionada diante de um grande painel de mármore que exibe a inscrição "Câmara Municipal de São Paulo". Duas pessoas, uma mulher com roupa vermelha e um homem de camiseta branca, estão de pé em frente à bancada, possivelmente registrando ou observando os procedimentos. À esquerda, há três bandeiras hasteadas: a do estado de São Paulo, do Brasil e da cidade de São Paulo. Acima da bancada, na parede de mármore claro, há um crucifixo em destaque. O ambiente é amplo e bem iluminado, com várias cadeiras de couro azul distribuídas em fileiras no espaço inferior. À direita, outras cinco pessoas, vestindo trajes formais, estão de pé próximas a computadores, parecendo acompanhar ou participar da reunião. A iluminação é fluorescente, proporcionando uma luz clara e uniforme em todo o ambiente. As cores predominantes na imagem são tons neutros, como bege e azul, contribuindo para uma atmosfera formal e institucional. A composição sugere um ambiente clássico e respeitoso, típico de uma atividade legislativa.Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Pancadões aprovou quatro requerimentos durante a reunião desta quinta-feira (4/9), todos tratam sobre a realização de oitivas de testemunhas. Os depoimentos previstos para o encontro de hoje não foram realizados devido à ausência de um convidado e dos demais intimidados.

Depoimentos

Os parlamentares integrantes do colegiado tinham a previsão de realizar a oitiva de MC Ryan, um dos funkeiros mais ouvidos do país, porém ele não compareceu. A data estava reservada também para a presença de seis proprietários de adegas e tabacarias, tidos como responsáveis pela realização de bailes funk em diferentes pontos da cidade. Todos eles foram intimados, mas não participaram da CPI dos Pancadões.

Ainda, os influenciadores digitais Samuel Sant’anna da Costa, conhecido como Gato Preto, e Anna Beatrys Ferracini Ribeiro, conhecida como Bia Miranda, eram aguardados como intimados e não vieram à sede do Legislativo paulistano.

Requerimentos

Os quatro requerimentos que foram aprovados durante a reunião pedem a convocação e intimação de testemunhas. Documento do vereador Rubinho Nunes (UNIÃO) intima, na condição de testemunha, o MC Ryan, que havia sido convidado para a reunião desta quinta-feira.

Já a vereadora Amanda Paschoal (PSOL) convidou o professor e pesquisador de música Thiago Barbosa Alves de Sousa para colaborar com os trabalhos do grupo que investiga possíveis omissões dos órgãos públicos municipais na fiscalização da perturbação do sossego, especialmente no combate a festas clandestinas e pancadões em São Paulo.

Outros dois requerimentos, autoria do vereador Sargento Nantes (PP), pedem a presença de Rafael Limonta, subprefeito de Itaquera, zona leste, para relatar as ações, desafios e cenários no combate aos bailes funk na região; além de convidar o subsíndico de um condomínio no Tatuapé, também zona leste, para falar sobre a ocorrência semanal de pancadões nas proximidades de uma universidade.

A reunião da CPI dos Pancadões pode ser vista neste link. Participaram do encontro conduzido pelo vereador Rubinho Nunes (UNIÃO) – presidente, os integrantes Amanda Paschoal (PSOL), Cris Monteiro (NOVO) e Sargento Nantes (PP).

Outras notícias relacionadas