Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), a Câmara Municipal comemorou, nesta sexta-feira (16/04), os 80 anos do Centro do Professorado Paulista (CPP). O CPP foi criado em 1930 com o objetivo de dar representatividade aos mestres das escolas públicas estaduais. O vereador Eliseu Gabriel, que também é professor e associado, estava muito feliz com a comemoração. “Esta foi a primeira entidade a organizar e defender os professores. E também sempre lutou pela qualidade do ensino, por tudo isso esta é uma justa homenagem”, justificou ele.
O CPP, que tem 120 mil associados, conta com 90 sedes regionais no interior do Estado, cinco subsedes na cidade de São Paulo, o Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci, a Clínica Médica, o alojamento na Capital e, em várias sedes do interior e oito colônias de férias.
“Nossa entidade foi pioneira na defesa do servidor público em uma época que ninguém falava em sindicalismo. E conservou durante esses 80 anos os mesmos objetivos de sua criação, a defesa do magistério”, informou o presidente do CPP, José Maria Cancelliero.
Professores que se destacaram no magistério foram indicados pelas subsedes e homenageados durante a sessão solene. São eles:
Marizete de Oliveira Santos, (Central); Mari Taniguchi, (Central); Ana Sílvia Lima (Centro Leste); Maria Aparecida Botão Freire (Leste); Melúzia Ribeiro Luz Kiry (Norte); Eduardo Césere Baságlia (Oeste); Laerte Marangão (Sul).
Além do vereador Eliseu Gabriel e do presidente Cancelliero, compuseram a mesa solene : Maria do Carmo do Prado Assunção, gestora do CEU Perus;Maria Margarida Prado Genofre, vice-presidente da APROFEM (Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo). E os funcionários do CPP: Rosely Arrojo,1° secretária da Diretoria Executiva; Loretana Paolieri Pancera, 1° vice-presidente; Maria Lúcia de Almeida, 2°vice-presidente; Sílvio Santos Martins, 3° vice-presidente.
|
Centro do Professorado Paulista comemora 80 anos
Categorias
Outras notícias relacionadas
Câmara de SP sedia 24ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas com foco na COP30
A Câmara Municipal de São Paulo realiza nesta sexta-feira (3/10) a 24ª edição da Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas em São Paulo. Este ano, o evento, que acontece desde 2002, é preparatório para a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no... »
Atualizado em 03/10/2025 - 12h16Solenidade na Câmara de SP celebra os 30 anos do movimento Desperta Débora
O movimento evangélico Desperta Débora completou 30 anos em 2025. Uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo, na quarta-feira (1/10), celebrou a data e prestou homenagens às integrantes e às pioneiras. O evento foi uma iniciativa do vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD). O grupo surgiu com o desejo de despertar as mães para a... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h51Dia da Pessoa Idosa é celebrado na Câmara Municipal de São Paulo
Em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, organizações sociais realizaram um cortejo, em São Paulo, que terminou com um encontro nesta quarta-feira (1/10) na Câmara Municipal. O objetivo é pressionar o poder público a cumprir integralmente o Estatuto da Pessoa Idosa. A mobilização teve o apoio da vereadora Luna Zarattini (PT). Confira os detalhes na... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h33