Campanha do Laço Branco: um convite ao enfrentamento da violência de gênero

Por: FERNANDA LUCENA
DA REDAÇÃO

27 de novembro de 2025 - 14:21

Categorias

Banner com fundo vermelho e fita branca sobre fundo preto. Texto: “06 de dezembro. Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres.” Fundo liso, cores contrastantes e estilo informativo. Ícone vermelho com botão “Saiba mais”.

A violência de gênero afeta mulheres e meninas em todo o mundo, manifestando-se por meio de agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais, tanto no espaço público quanto no ambiente doméstico. De acordo com dados do Mapa da Segurança Pública de 2025, divulgados no último mês de junho pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil registrou 1.459 casos de feminicídio em 2024, – maior número da série histórica – , o que representa uma média de 4 mulheres mortas por dia.

Esse cenário reforça a necessidade de combater o problema e incentivar ações de conscientização voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. E entre tantas iniciativas o dia 6 de dezembro foi escolhido como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data é simbolizada pela campanha do Laço Branco, um movimento organizado por homens no Canadá, em 1989, após o massacre na Escola Politécnica de Montreal, quando 14 mulheres foram assassinadas por um homem motivado por ódio de gênero. Desde então, a campanha convida homens e meninos a assumirem um compromisso público de não cometer, tolerar ou silenciar diante da violência contra mulheres.

Na cidade de São Paulo, a ação foi introduzida no calendário oficial de eventos por meio de uma da Lei nº 18.071/2024, com origem na Câmara de Vereadores, que criou a Semana Municipal do Laço Branco de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Dentro deste contexto, as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Assistência e Desenvolvimento Social organizaram uma programação especial em alusão aos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” e pelo dia 25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

As ações, que serão realizadas entre os dias 1º e 16 de dezembro em equipamentos de atendimento à mulher na rede municipal, incluem atendimento exclusivo para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com oferta de vagas de emprego, apresentação de programas de autonomia financeira e atividades de fortalecimento emocional. Saiba mais aqui.

Outras notícias relacionadas