No encontro foram discutidas as políticas de incentivo e inclusão no trabalho, a formação e capacitação profissional e o papel da sociedade nas ações de efetivação deste direito. Para Sibelle Moannack Trati, gestora do Instituto de Educação para Surdos (Seli), a inclusão e empregabilidade dependem da educação de qualidade. “Há uma falta de conhecimento dos profissionais da educação na hora de ensinar pessoas com deficiência. As aulas têm de ter metodologia própria com recursos visuais e práticos”. Outro problema identificado pela gestora é “quem chega perto dessas pessoas com deficiência não acredita na capacidade delas, falta credibilidade e isso tem que mudar”. Trati também afirmou: “É necessário fazer a capacitação dos funcionários da empresa para a inclusão de pessoas surdas”. A vereadora tetraplégica Mara Gabilli (PSDB) apontou o debate como fundamental para o desenvolvimento do País. “Hoje, não se constrói obras com acessibilidade por obrigação e sim porque há um nicho de pessoas consumidoras; e isso só foi possível com advento da lei de cotas e inclusão”, diz. Porém, a vereadora ponderou que ainda há um longo caminho para a capacitação e crescimento do trabalho desta população. “Não conseguimos falar de empregabilidade sem falar de investimento Para ela, uma das coisas mais importantes, da convivência no mercado de trabalho junto a pessoas com deficiência o desenvolvimento das empresas e de outros profissionais. “As pessoas com deficiência no ambiente de trabalho aumentam nossa visão de mundo e as cidades tornam-se inclusivas”, finaliza. |
Câmara realiza simpósio Inclusão e Empregabilidade da pessoa com deficiência
Categorias
Outras notícias relacionadas
Solenidade na Câmara de SP celebra os 30 anos do movimento Desperta Débora
O movimento evangélico Desperta Débora completou 30 anos em 2025. Uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo, na quarta-feira (1/10), celebrou a data e prestou homenagens às integrantes e às pioneiras. O evento foi uma iniciativa do vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD). O grupo surgiu com o desejo de despertar as mães para a... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h51Dia da Pessoa Idosa é celebrado na Câmara Municipal de São Paulo
Em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, organizações sociais realizaram um cortejo, em São Paulo, que terminou com um encontro nesta quarta-feira (1/10) na Câmara Municipal. O objetivo é pressionar o poder público a cumprir integralmente o Estatuto da Pessoa Idosa. A mobilização teve o apoio da vereadora Luna Zarattini (PT). Confira os detalhes na... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h33Evento na Câmara lança o Pequeno Manual Anti-Idadista
O Pequeno Manual Anti-Idadista foi lançado na Câmara Municipal de São Paulo na terça-feira (30/9). O evento foi proposto pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB). A publicação tem 14 capítulos, com contribuição de 43 especialistas. O idadismo é o preconceito contra as pessoas idosas. O manual é uma iniciativa do Coletivo Velhices Cidadãs. O grupo envolve... »
Atualizado em 01/10/2025 - 15h01


