Os 450 anos de fundação do Legislativo paulistano e os 78 anos da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32 foram comemorados durante a cerimônia cívica de culto à Bandeira Nacional e do Mercosul e hasteamento das bandeiras do Estado, Município e dos estandartes representativos das corporações policiais responsáveis pela segurança da cidade, realizada toda primeira terça-feira de cada mês na Câmara Municipal de São Paulo. O ato solene é realizado desde 2008 por decisão da Mesa Diretora da Câmara paulistana. As bandeiras e estandartes foram hasteados durante a execução do Hino Nacional, momento que simboliza o respeito e amor à pátria e a seus maiores símbolos.
A Bandeira Nacional foi hasteada pelo vereador José Ferreira Zelão (PT), enquanto a do Estado foi realizada pelo 1º tenente PM Azevedo, representando o Comando CPA MI, e do Mercosul pelo coronel PM reformado Mario Fonseca Ventura, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC. A bandeira do Município foi hasteada pela inspetora Angélica Regina Rocha, da Inspetoria do Gabinete do Prefeito.
Os estandartes da Polícia Civil e da Polícia Militar foram hasteados respectivamente pela guarda civil feminina Lindomar e pelo sargento PM Ferreira.
O professor Lauro Ribeiro Escobar, autor da bandeira do Município e do estandarte da Polícia Civil, prestou homenagem à cerimônia.
Além do vereador Roberto Tripoli (PV) e da vereadora Sandra Tadeu (DEM), estiveram presentes à cerimônia João Lopes da Silva Neto, da Diretoria do Departamento de Policia Judiciária da Capital; o coronel Renato Serqueira Campos, comandante do Policiamento da Região Central da Cidade de São Paulo; o inspetor Laudino, do Comando Operacional Centro da GCM, o 1.º tenente PM Azevedo, representando o comando do CPA-MI, e os 1º tenentes Flávio e Yuri Moraes, representantes do Comando do 1º Grupamento de Bombeiros.
Alunos da Escola Estadual Paulo Machado de Carvalho e da EMEF Celso Leite Ribeiro, acompanhados por seus professores, também participaram.
Movimento Constitucionalista
O coronel PM reformado Mário Fonseca Ventura, da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, fez uma saudação às bandeiras e aos 78 anos da Cessação das Hostilidades do Movimento Constitucionalista de 32.
Em um trecho de sua fala, Ventura afirmou: “Fizemos a maior guerra civil da história do Brasil em busca de uma Constituição para conquistarmos a democracia. Fomos derrotados militarmente, mas vencemos politicamente. Mesmo com a ditadura usando o rádio como propaganda enganosa, vendendo ao Brasil a idéia de que nossa revolução era separatista, liderada pelos italianos e barões do café, conseguimos a Constituição em 1934 e grandes avanços em direção à cidadania, como a conquista de voto feminino, por exemplo”.
Exposição
Em seguida, todas as autoridades civis e militares se dirigiram ao hall de entrada do Palácio Anchieta, onde foi inaugurada a nova exposição em homenagem aos 450 anos do Legislativo paulistano.
A exposição dos 450 anos do Legislativo paulistano é aberta ao público e pode ser vista no hall de entrada da Câmara, no Viaduto Jacareí, 100.
.
|
Câmara realiza ato solene de hasteamento das bandeiras
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12(72).jpg)
