Câmara possui arquivo geral com documentos históricos da cidade de São Paulo

Por: - DA REDAÇÃO

29 de janeiro de 2018 - 19:28

Categorias

Arquivo Geral da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP)  mantém, de forma organizada e acessível, documentos elaborados pelo Parlamento que permitem saber como era São Paulo no passado e porque se tornou a metrópole que é hoje.

Grande parte dos documentos dos séculos 20 e 21, sobre o Legislativo paulistano, pode ser encontrada nesse arquivo, localizado no Palácio Anchieta.

Entre os destaques do acervo estão alguns requerimentos populares. Um deles é um abaixo-assinado entregue por comerciantes da região central, em 1898. O documento solicitava à Câmara providências para impedir que mascates turcos e italianos vendessem produtos aos domingos e dias santos. Na época as lojas tinham de fechar nessas datas.

O Arquivo Geral da CMSP guarda cerca de 340 mil documentos, com destaque a projetos dos vereadores. Parte deles, a partir de 1948, está digitalizada e pode ser acessada pelo Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Outras notícias relacionadas