Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Enviar mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Enviar comentário

Câmara Municipal lança Frente Parlamentar em Defesa do Micro e Pequeno Empreendedor

Por: MURILO RINCON
DA REDAÇÃO

25 de agosto de 2025 - 18:00
Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Micro e Pequeno Empreendedor Ana Júlia Cardoso | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo lançou, nesta segunda-feira (25/8), a Frente Parlamentar em Defesa do Micro e Pequeno Empreendedor. A iniciativa, prevista na Resolução 9/2025, foi proposta pelo vereador Dheison Silva (PT) no PR (Projeto de Resolução) 2/2025

O trabalho da Frente Parlamentar será fomentar e reconhecer a importância histórica dos micro e pequenos empreendedores da cidade de São Paulo, especialmente os que atuam na periferia da capital. A ideia é colaborar na elaboração de políticas públicas mais eficazes para o empreendedorismo paulistano a fim de incentivar o crescimento econômico sustentável do município.

De acordo com o vereador Dheison Silva (PT), a Frente irá contribuir com a construção de uma cidade mais justa e igualitária. “Esse é o objetivo dessa Frente Parlamentar que está sendo instaurada hoje aqui na Câmara Municipal de São Paulo. Queremos ouvir muito os empreendedores, essas pessoas que fazem a cidade crescer e a economia girar”. 

Os vereadores Silvão Leite (UNIÃO) e Silvinho Leite (UNIÃO) também farão parte da Frente Parlamentar. Para Silvão, o grupo terá uma missão importante: a de discutir ações que protejam e beneficiem o micro e o pequeno empreendedor. “São Paulo se tornou uma cidade menos industrializada. Hoje, são os serviços que definem a economia da cidade de São Paulo”.

Já Silvinho Leite considera a criação da Frente como um marco na Câmara Municipal de São Paulo. Segundo o parlamentar, os problemas são evidentes nas pontas da cidade, onde os pequenos e médios empreendedores estão sendo “engolidos pelas grandes empresas”. O vereador afirmou que esses trabalhadores precisam ser valorizados. “Essa Frente Parlamentar veio para que nós, vereadores, estejamos mais próximos de vocês para construirmos juntos políticas públicas para melhorar a vida de vocês lá na ponta”.

O evento contou ainda com as participações do ex-vereador e atual deputado federal Alfredinho (PT) e do deputado estadual Teonilio Barba (PT). Além deles, estiveram presentes o diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, Marcelo Strama, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, e os vereadores João Ananias (PT), Nabil Bonduki (PT) e Hélio Rodrigues (PT).

João Ananias disse que “precisamos muito do empreendedorismo local, mas sabemos da dificuldade que é para conseguir abrir um negócio nas periferias e se manter firme. Essa Frente Parlamentar vem para fortalecer isso. É importante que esses trabalhadores tenham amparo”.

O vereador Nabil Bonduki entende que discutir o tema é fundamental para a cidade de São Paulo. “As pequenas e microempresas têm uma taxa de mortalidade altíssima, por vários motivos, como inexperiência, por falta de gestão e etc. Por isso, é muito importante que essa Frente Parlamentar dê apoio a esses trabalhadores e avance nesse debate”.

Hélio Rodrigues também destacou a importância da Frente, sobretudo para defender os interesses dos empreendedores da periferia. “Eu sei que tem outros mandatos que também dialogam com a periferia, mas essa Frente vem com uma disposição de atingir o empreendedorismo, que é muito forte na nossa cidade. Contem sempre com todos nós aqui da Câmara Municipal de São Paulo”.

Durante o evento de lançamento, o diretor de fomento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Marcelo Strama, apresentou as iniciativas do governo federal que ofertam crédito. Strama ressaltou ainda outros programas voltados ao micro, pequeno e médio empreendedor. Como exemplo, ele citou o “Procred 360”, que oferece condições de crédito especiais – como taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento mais longos – com a garantia do FGO (Fundo de Garantia de Operações).

Confira o evento na íntegra no vídeo abaixo:

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar