Dom Hélder Pessoa Câmara foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o prêmio Nobel da Paz. Nascido em Fortaleza, Ceará, em fevereiro de 1909, o bispo católico foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante o regime miltar brasileiro. Faleceu em 1999 e se destacou também por pregar uma igreja simples voltada para os pobres e a não-violência. Seu centenário seria completado em 2009, e devido a isso, nesta quarta-feira (25/03), a Câmara Municipal realizou encontro em sua homenagem, através do vereador Zelão (PT).
Durante o Regime Militar, o arcebispo foi perseguido por sua atuação social e política, sendo acusado de comunismo. Foi chamado de "Arcebispo Vermelho” e teve negado o acesso aos meios de comunicação social após a decretação do AI-5. sendo proibido inclusive qualquer referência a ele.
O vereador Zelão abriu o evento sublinhando os trabalhos de Dom Hélder junto à sociedade. Logo em seguida, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio contou que o arcebispo antes de se tornar padre ficava em dúvida se queria seguir a carreira política ou religiosa. "Ele foi, num país de grandes bispos, talvez o maior bispo do Brasil. Dom Hélder sempre esteve ligado aos movimentos sociais, foi o inspirador de todos os grandes movimentos sociais que existiram. Mesmo como religioso ele nunca abandonou o compromisso social.”
Como arcebispo-auxiliar do Rio de Janeiro, ficou conhecido como o "Arcebispo das Favelas". Plínio, que foi amigo pessoal do religioso, disse que apesar do grande trabalho político D. Hélder nunca teve ostentações. “Ele morava atrás de uma igreja, era uma coisa muito humilde: uma salinha e o quartinho dele."
Além do vereador e do ex-deputado a mesa da homenagem foi composta pela cônega Maria Emília da congregação de Santo Antônio e pelo Padre José Oscar Bioso, coordenador geral do Centro Ecumênico do Serviço de Evangelização e Educação Popular.
|
Câmara Municipal homenageia centenário do arcebispo Dom Hélder
Categorias
Outras notícias relacionadas
Hip-hop em festa: evento na Câmara celebra a cultura do breaking
Na sexta-feira (14/11), diversos praticantes de breaking estiveram na Câmara Municipal de São Paulo para um evento de celebração da modalidade. O breaking é uma das modalidades do hip-hop. A iniciativa do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) homenageou expoentes de várias gerações. Foram entregues reconhecimentos individuais e em grupo. Confira como foi o evento com... »
Atualizado em 17/11/2025 - 14h46Profissionais da Atenção Domiciliar são homenageados em solenidade
Uma solenidade realizada na Câmara Municipal de São Paulo, realizada na quinta-feira (13/11), homenageou profissionais da atenção à saúde domiciliar. O evento foi proposto pelo vereador André Santos (REPUBLICANOS) e fez parte da Semana Municipal dos Profissionais de Atenção à Saúde Domiciliar, que faz parte do calendário de eventos da cidade de São Paulo. Durante... »
Atualizado em 14/11/2025 - 14h47Solenidade celebra amizade e filantropia de associações chinesas no Brasil
Na quinta-feira (13/11), a Câmara Municipal de São Paulo sediou uma solenidade em celebração da amizade e filantropia da Associação de Caridade da Comunidade Chinesa no Brasil e Associação Chinesa de Wenzhou no Brasil. O evento teve apoio da vereadora Edir Sales (PSD). Autoridades e personalidades chinesas foram homenageadas na solenidade. Veja mais detalhes na... »
Atualizado em 14/11/2025 - 14h35


