A Câmara Municipal de São Paulo ficou azul. Das 19h30 do sábado (14/11), até as 7h do domingo, (15/11), canhões de luz enfeitaram o Palácio Anchieta e chamaram a atenção de quem passou pelo Centro da cidade. O objetivo foi comemorar o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) e despertar na sociedade o interesse no combate à doença, que aflige aproximadamente 10% da população. Cerca de 1.200 cidades brasileiras aderiram a esse movimento coordenado pela Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad) e pela Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad). “A ideia é chamar a atenção do poder público e da sociedade civil iluminando de azul o maior número possível de prédios”, disse a vereadora Sandra Tadeu (DEM), que recentemente aprovou a lei que obriga os mercados a acomodarem em espaço específico e de destaque, nas gôndolas, os produtos voltados aos portadores de diabetes.
Dados levantados pela Anad apontam para números assustadores: mais de 200 milhões de pessoas no mundo todo têm diabetes; cerca de quatro milhões não sabem que são portadores e mais de 10 milhões de pessoas têm a doença no Brasil, e, muitas delas não recebem os cuidados dos quais necessitam.
O Dia Mundial do Diabetes foi instituído pela IDF (International Diabetes Federation) em 1991 como um meio de aumentar a conscientização global sobre o diabetes e hoje é realizado em 181 países. É uma oportunidade de chamar atenção do público e autoridades de saúde para os problemas desta grave enfermidade que está em crescimento em todo o mundo.
A previsão de 330 milhões de pessoas com diabetes para o ano de 2025 exige a necessidade urgente de melhorar a conscientização sobre a doença, e a data é a oportunidade de unir esforços
|
Câmara Municipal ficou azul
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12

