Na sexta-feira (08/05), artesãos de diversas feiras existentes na cidade de São Paulo estiveram na Câmara Municipal, na Sala Tiradentes, para discutir a criação de uma política pública para a categoria. A iniciativa partiu dos próprios profissionais, que procuraram o vereador Penna (PV) com a sugestão.
Com a presença de Karl Hadzic, artesão da Feira da Praça da República; Dora Simões, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Silvana Cambiaghi, presidente da Comissão Permanente da Acessibilidade; Ulysses dos Santos, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Verônica Mutti Teixeira, assessora jurídica da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Ronaldo Moreira, presidente da Associação Brasileira de Brinquedos Educativos; Lindolfo Alves, coordenador da Feira da Praça da República; Cláudia Rosa, integrante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; e Luiz Bosio, chefe de gabinete da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a intenção é iniciar a formulação de uma política para o artesanato em São Paulo.
Geração de empregos, acessibilidade e cultura são as áreas diretamente ligadas ao artesanato, que, segundo dados dos próprios artesãos, gera R$ 120 milhões por ano para a cidade e, indiretamente, cerca de R$ 2 bilhões por ano, com a movimentação de turistas, comércio local, uso de transporte público, entre outros, além do que as feiras de artesanato são pontos turísticos em São Paulo.
|
Câmara Municipal debate política pública para artesãos
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comusan faz balanço das ações realizadas em 2025 e apresenta projeções para o ano que vem
Nesta quinta-feira (18/12), foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo a última plenária do Comusan (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo da reunião foi apresentar o balanço das ações e dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 pelo conselho. Entre as iniciativas destacadas estão as visitas técnicas a cozinhas solidárias e... »
Atualizado em 18/12/2025 - 17h20Solenidade na Câmara celebra os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos
Aproximadamente 100 profissionais – entre fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – foram homenageados na terça-feira (16/12) em solenidade na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 50 anos da regulamentação do Sistema Coffito/Crefitos (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e os Conselhos Regionais), teve apoio do vereador Marcelo Messias (MDB). Veja mais... »
Atualizado em 17/12/2025 - 15h44“Prêmio E” reconhece iniciativas de impacto no empreendedorismo brasileiro em solenidade na Câmara
Em solenidade realizada na segunda-feira (15/12), a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a produtora Casa Branca, promoveu a entrega do “Prêmio E”. O evento, que contou com o apoio do vereador Marcelo Messias (MDB), reuniu empresários, jornalistas, artistas e personalidades de destaque, homenageou iniciativas de impacto e excelência no cenário do empreendedorismo... »
Atualizado em 16/12/2025 - 17h12

