Na próxima segunda-feira (17/11), a Câmara Municipal de São Paulo recebe a ação de conscientização ao diabetes, das 11h às 17h, no saguão do 1º subsolo, em frente à Sala Azul. Gratuita e aberta ao público, a atividade é uma parceria entre o vereador Thammy Miranda (PSD) e a ADJ Brasil (Associação de Diabetes Juvenil).
Conforme o parlamentar, o objetivo é usar o espaço do Legislativo paulistano para aproximar a população de ações de saúde pública e prevenção. “O diabetes é uma condição que pode ser controlada e até evitada com informação e diagnóstico precoce”, frisou.
O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro. Durante a ação, serão oferecidos os seguintes atendimentos:
- Avaliação de risco de diabetes (FINDRISC);
- Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC);
- Teste de glicemia capilar;
- Orientação profissional sobre prevenção e cuidados com o diabetes.
Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Os sintomas mais comuns são: sede e fome excessiva; urinar com frequência; cansaço e visão embaçada; perda de peso sem causa aparente.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, o diabetes Tipo 1 é uma doença crônica não transmissível, hereditária, caracterizada pela destruição das células do pâncreas (beta-pancreáticas) responsáveis pela produção e secreção de insulina. Já a do Tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionada ao: sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o diagnóstico precoce é essencial para prevenir danos irreversíveis ao coração, rins, olhos, nervos e membros.