A Câmara Municipal de São Paulo concedeu na noite desta quinta-feira (27/11) o Título de Cidadão Paulistano ao médico Guilherme Renke. A Sessão Solene foi realizada no Plenário 1º de Maio. A honraria foi oferecida pelo vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), que presidiu a cerimônia.
“Um professor de medicina, endocrinologista. Ele é um homem que atende muito na área social, dá palestras no Brasil inteiro e no exterior. Uma pessoa que merece, realmente, esta homenagem”, disse Sansão.
O parlamentar também ressaltou o trabalho que Renke desenvolve com os pacientes. “Eu e minha esposa estamos com ele há mais de dez anos. Temos visto muito resultado para as pessoas, em nossa vida no que diz respeito à questão da saúde. É mais do que merecida esta homenagem”.
Renke nasceu em setembro de 1986, em Itatiaia, Rio de Janeiro. Desde criança é adepto do esporte – como o ciclismo. Em 2005, entrou na faculdade de Medicina. Ele é mestre em cardiologia, especialista em endocrinologia e medicina do esporte, além de ser empreendedor.
O homenageado contou que nasceu na divisa do Rio de Janeiro com São Paulo e que a capital paulista tem papel fundamental em sua formação. “A cidade de São Paulo significa muitas coisas para mim. Começou na época da adolescência, quando vinha passar as férias. Fiz minha formação médica no Rio de Janeiro e em Portugal. Porém, todas as minhas especializações foram aqui em São Paulo”.
“A cidade, além de ser uma capital comercial, econômica, é também uma capital educacional. Eu acho que esse foi um grande divisor de águas na minha carreira. São Paulo contribuiu muito para o meu conhecimento e também para me ajudar a construir tudo o que eu consegui ao longo dos anos”, completou Guilherme Renke.
O mais novo cidadão paulistano disse estar lisonjeado com o reconhecimento do Legislativo da capital. “Essa homenagem é reconhecimento do trabalho que temos feito na cidade de São Paulo, na formação médica de profissionais com especializações e pós-graduações, e no atendimento através desses programas de pós com pacientes voluntários. Nos últimos três anos foram quatro mil atendimentos. Eu fico muito feliz e muito grato por poder receber este título”.
Para o pai do homenageado, Carlos Antônio Renke, a honraria concedida pela Câmara Municipal é merecida. “Eu acho maravilhoso, porque São Paulo é a principal cidade do país e ver meu filho recebendo uma honraria como essa é algo de muito orgulho para a família”.
O médico e professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Sang Cha, destacou que Renke é uma referência na área. “Eu conheço o Guilherme há bastante tempo. Atuamos na parte acadêmica, com cursos de pós-graduação e em congresso. Sempre discutimos o que podemos fazer para a população. Um aspecto que atuamos muito é no ajuste e modulação hormonal. O Guilherme é uma sumidade, tem muitos trabalhos publicados. Eu acredito que essa homenagem é mais do que justa para uma pessoa que traz bem para a sociedade, principalmente para as mulheres”.
Confira a Sessão Solene na íntegra neste link:
