A Câmara Municipal de São Paulo entregou a Salva de Prata à ADJ (Associação de Diabetes Juvenil), na noite desta segunda-feira (17/11). A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Thammy Miranda (PSD), que também é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Diabetes, instalada na sequência da Sessão Solene.
O parlamentar afirmou que a Salva de Prata é uma das maiores honrarias do Legislativo paulistano. “O trabalho que a ADJ faz é incrível. Pelo o que eu conheço, poucas pessoas não passaram pela ADJ e não receberam a atenção, o carinho e as informações da ADJ. É uma associação importantíssima para as pessoas com diabetes e nada mais justo do que a gente prestar esta homenagem”, afirmou o vereador Thammy Miranda.
A ADJ é uma entidade sem fins lucrativos, não-governamental. Foi fundada em 1980, por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes. “Um grupo de pais de jovens diabéticos que resolveu, com o incentivo dos médicos, fundar uma associação voltada para as pessoas com diabetes, aos leigos, para que a gente buscasse os nossos interesses junto à classe política, à classe profissional, à classe farmacêutica. Foi um sacrifício muito grande no início. Porém, hoje, diante desta homenagem que a gente recebe por intermédio do vereador Thammy Miranda, a gente vê que essa ideia ajudou muitos diabéticos”, afirmou Daniel Francisco Polato, um dos fundadores da ADJ.
Entre os serviços profissionais disponibilizados aos associados estão: orientação para atividade física e nutrição, odontologia preventiva, psicologia, testes de glicemia, cuidados com os pés e enfermagem, além de apoio jurídico. Há também atividades em grupo e treinamentos.
Desde outubro de 2010, a Associação de Diabetes Juvenil adotou o nome fantasia ADJ Diabetes do Brasil, formalizando uma atuação mais ampla na liderança ou participação de iniciativas na área do diabetes em geral, no Brasil e em nível internacional. “Hoje a ADJ é uma das maiores instituições do Brasil de apoio às pessoas com diabetes e também é uma das mais preponderantes da América Latina. É uma grande honra receber esta homenagem. A gente sabe que o diabetes ainda afeta 18 milhões de pessoas no Brasil inteiro, sendo que metade delas desconhecem que tem o diagnóstico. Então, receber uma honraria da Câmara Municipal de São Paulo é também colocar um pouco de luz nesse tema que muitas vezes fica escondido”, disse o presidente da ADJ, Ronaldo Pineda Wieselberg.
Frente Parlamentar
Logo após a Sessão Solene teve início a solenidade de instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Diabetes, criada por meio da Resolução nº8/2025, também de autoria do vereador Thammy Miranda.
O objetivo da iniciativa é fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e garantir atendimento às pessoas com diabetes na cidade de São Paulo. Além disso, a Frente Parlamentar vai acompanhar políticas públicas relacionadas à doença, organizar e promover debates e eventos incentivando a discussão do tema, atuar para o aperfeiçoamento da legislação existente, entre outras atividades.
Para o parlamentar, a criação da Frente Parlamentar vai dar visibilidade à diabetes. “A causa do diabetes era uma causa que não era falada há muito e hoje vamos dar mais visibilidade. A gente precisa fiscalizar, dar informações, cobrar. A cada três pessoas, uma tem diabetes e não sabe. Então, é muito importante a gente levar essas informações para as pessoas”, destacou o parlamentar.
A coordenadora de advocacy da ADJ, Lúcia Xavier, disse que a criação da Frente Parlamentar é um passo muito importante para quem luta pela causa. “O vereador tem lutado para ter melhorias e para a gente trazer melhorias, a gente precisa abrir o leque de pessoas que, realmente, façam a diferença e compreendam as necessidades de adaptações das políticas públicas de saúde. Trazendo outros personagens, outros stakeholders para a discussão de novas políticas públicas é fundamental para nós pacientes com diabetes”, frisou.
Confira aqui a íntegra da Sessão Solene e a instalação da Frente Parlamentar.

