A Câmara Municipal de São Paulo concedeu o Título de Cidadão Paulistano ao empresário e grão-mestre da maçonaria, Renato José Garcia de Almeida, na noite desta quarta-feira (27/8). A honraria foi entregue pelo presidente do Legislativo paulistano, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO).
“O Renato é um amigo. Ele é um homem batalhador, trabalhador. Um homem que faz muito na área social, um homem honesto, que defende a sociedade paulistana há muito tempo. E, hoje, coube a mim dar este Título de Cidadão Paulistano muito merecido”, afirmou Teixeira.
Almeida nasceu em 13 de outubro de 1968 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Desde 1992, está à frente da A Pharmacêutica – empresa especializada em medicamentos manipulados. O homenageado também tem relevante atuação na maçonaria. Ele iniciou na instituição em 1999, no GOSP (Grande Oriente de São Paulo). Lá, percorreu todos os níveis até alcançar o Grau 33, em 2012. Em 2024, foi empossado como Sereníssimo Grão-Mestre.
Renato José Garcia falou que receber o Título de Cidadão Paulistano da Câmara é uma “emoção fora de série”. Ele estendeu a homenagem a todos os integrantes do GOSP. “O Ricardo Teixeira tem um coração enorme, que não cabe no peito. Ele está me dando esse presente, que eu transfiro a todos os nossos irmãos do Grande Oriente de São Paulo”.
“O Brasil passa por São Paulo, o mundo passa por São Paulo. Temos representantes do mundo todo. Ser cidadão paulistano é uma honra e uma responsabilidade porque, agora, eu tenho que levar tudo o que acontece aqui para todo o Brasil”, concluiu.
A esposa, Mônica Accari, com quem tem três filhos, afirmou que a família está feliz com a homenagem. “Estamos felizes com esse presente, com essa honraria. O meu marido trabalha tanto pela sociedade, é dedicado em tudo o que faz. Tudo que ele se propõe a fazer, faz muito bem feito e merece muito ser reconhecido. Estamos bastante emocionados”.
A Sessão Solene foi acompanhada por autoridades, amigos e integrantes da maçonaria. O grão-mestre adjunto do GOSP, Bento Oliveira Silva, compartilhou o sentimento coletivo da instituição. “O Grande Oriente de São Paulo se sente honrado na pessoa do Sereníssimo Grão-Mestre, pelo fato desse reconhecimento do trabalho que ele tem feito pela maçonaria de São Paulo e do Brasil. Esse reconhecimento é tão importante que toda a maçonaria de São Paulo está comungando conosco nesse momento”.
Confira o evento na íntegra no vídeo abaixo: