Câmara inaugura Sala de Descompressão nesta quinta

Sala Azul é espaço seguro e acolhedor para auxiliar pessoas neurodivergentes; iniciativa busca facilitar a participação de todos no processo legislativo

Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PRESIDÊNCIA

20 de outubro de 2025 - 16:46
Fachada do Palácio AnchietaDouglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo inaugura nesta quinta-feira (23/10), às 16h00, a Sala Azul, no primeiro subsolo do Palácio Anchieta. O espaço de descompressão pode ser utilizado em momentos de sobrecarga emocional ou comportamental por pessoas neurodivergentes de qualquer gênero, idade ou classe social. Entre o público-alvo estão pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por exemplo.

O objetivo é oferecer acolhimento temporário à população que frequenta a Câmara Municipal nas sessões legislativas, audiências públicas ou solenidades. E garantir e facilitar a participação e permanência de todos os cidadãos no Legislativo paulistano.

Servidores da Câmara também poderão utilizar o espaço em caso de necessidade de acolhimento emocional.

A Sala Azul é totalmente adaptada em questões que vão desde o piso até a iluminação. Também possui isolamento acústico e é equipada com materiais sensoriais, como brinquedos táteis para crianças.

“Com a Sala Azul damos mais um passo rumo à humanização do Poder Legislativo, pois, se aqui decidimos o futuro dos cidadãos, todos podem e devem ter condições inclusivas de participar”, explica o presidente da Câmara, vereador Ricardo Teixeira (União Brasil).

Parquinho

Ainda em outubro a Câmara inaugurou um parquinho infantil no pátio Papa Francisco, no térreo. Os brinquedos podem ser usados por todas as crianças que visitarem o prédio.

SERVIÇO

Inauguração da Sala Azul
Data: 23/10 – quinta-feira
Horário: 16h00
Evento gratuito

Outras notícias relacionadas