Em Sessão Solene na noite desta sexta-feira (10/10), a Câmara de São Paulo prestou homenagem póstuma ao sindicalista João Batista Gomes (1966-2025). Carinhosamente conhecido como Joãozinho, ele se dedicou por mais de três décadas às lutas sociais e representou a classe trabalhadora em cenários políticos.
O Título de Cidadão Paulistano foi entregue pelo vereador Hélio Rodrigues (PT) à família de João Gomes, representada pela viúva, Heloísa Rego Gomes, e o filho, Tiago Gomes. De acordo com o parlamentar, a honraria reconhece as iniciativas do homenageado em prol da comunidade e da defesa dos direitos dos trabalhadores.
“Quando nós fizemos o projeto para homenageá-lo, avisamos a ele – que ficou muito feliz. Infelizmente, o Joãozinho partiu fora do combinado. Hoje é um dia que queremos homenagear, lembrar sobre a importante luta que esse companheiro fez. Eu o conheci (na década de 90) antes de ser vereador nas fileiras do PT. Nós militamos no mesmo período. É uma noite para comemorarmos a vida do João”, disse Hélio Rodrigues.
Joãozinho nasceu em Avanhandava, no interior paulista, em 11 de janeiro de 1966. Ele se mudou para a capital paulista aos seis anos de idade. Criado no bairro da Vila Maria, zona norte, deu os primeiros passos profissionais aos 16 anos, em uma loja de variedades. Foi também na região onde Gomes cursou o ensino médio.
A vocação pela militância política se iniciou na década de 80. Joãozinho começou o engajamento nas pastorais da Igreja Católica (Juventude, Crisma e Operária) – na Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Em 1988, ingressou como auxiliar de laboratório na Prefeitura de São Paulo. Lá, Gomes participou de pautas sindicais. Formado em Teologia e Filosofia, retornou aos estudos nos últimos anos de vida para cursar Direito na Universidade Zumbi dos Palmares.
Antes de morrer, João atuava como secretário de Assuntos Jurídicos, Econômicos e Pesquisas do Sindsep (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo). O servidor público também fez parte da construção da história da CUT (Central Única dos Trabalhadores) de São Paulo. Já na CUT Brasil foi diretor executivo de 2019 a 2023 e até o primeiro semestre deste ano integrava a direção plena nacional da Central.
Militante do PT (Partido dos Trabalhadores) e da corrente O Trabalho, Joãozinho estava em tratamento contra um câncer. Ele faleceu em 4 de abril deste ano. A víuva, Heloísa Gomes, agradeceu a homenagem. “Ele ficou extremamente emocionado e agradecido quando o Hélio o comunicou sobre a condecoração. Ele me perguntava se daria tempo de ele receber a homenagem aqui na Câmara. E eu dizia que de um jeito ou de outro, ele estaria presente com a gente. De onde ele estiver, ele está aqui participando dessa celebração hoje. Estou emocionada e grata pela homenagem”.
Filho único do casal, Tiago Gomes também falou sobre a condecoração entregue pela Câmara. “Ele deixou um legado muito grande para todos que caminharam ao lado dele, seja dos sindicatos, das confederações, do time de futebol de várzea que construímos juntos, na família. Aqui, celebramos a memória dele. Isso nos dá um conforto de não nos esquecermos de senti-lo presente nas lutas, nas ruas, nas festas e onde quer que seja”.
Participaram ainda da cerimônia a ex-vereadora Tereza Lajolo, o presidente do Sindsep, João Gabriel Guimarães Buonavita, o representante da corrente política O Trabalho, Júlio Turra, e a vice-presidente da CUT Brasil, Juvandia Moreira.
Assista à íntegra da Sessão Solene neste link.