A Câmara Municipal de São Paulo recebe de 5 a 20 de agosto a exposição “Bordando Histórias”, promovida pelo Consulado do Chile em São Paulo. Os trabalhos serão expostos no primeiro e no segundo andares do Palácio Anchieta, sede do Legislativo paulistano.
As arpilleras são um tipo de trabalho têxtil originário do Chile, conhecido por sua técnica de colagem e costura de retalhos sobre tecido. Elas frequentemente retratam cenas do cotidiano, eventos sociais e políticos, e se tornaram um símbolo de resistência, especialmente durante a ditadura chilena.
A exposição está dividida em duas seções. A primeira parte faz homenagens a duas mulheres chilenas com histórias muito significativas: Violeta Parra (1917-1967), poeta, pintora, escultora, bordadeira, ceramista, escritora, autodidata, cantora e guitarrista chilena; e Gabriela Mistral (1889-1957), poeta, diplomata, professora e educadora chilena e primeira mulher latino-americana a receber um Prêmio Nobel da Literatura.
Violeta Parra e Gabriela Mistral são duas figuras fundamentais da cultura chilena e latino-americana. A segunda parte da exposição destaca mulheres pioneiras em diversas áreas, como medicina, engenharia e esportes.
Cada arpillera é o resultado de um processo de pesquisa e criação, no qual os bordados refletem a visão de suas autoras, tornando-se um diário têxtil de vivências, lutas e esperanças. Por meio desta exposição, o coletivo busca reivindicar o papel das mulheres e seu impacto na história, tecendo pontes entre arte, memória e justiça social.
SERVIÇO
Exposição Bordando Histórias
Quando: 5 a 20 de agosto
Onde: Câmara Municipal de São Paulo – 1º e 2º andares
Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista