Câmara de SP presta homenagem a delegados aposentados da Polícia Civil

Os homenageados receberam a Láurea de Prata

Por: HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

8 de setembro de 2025 - 19:24
A imagem é uma fotografia de um grupo de pessoas posando em um evento formal. Oito pessoas estão alinhadas, algumas segurando placas ou prêmios que parecem ser de metal. Destacam-se duas mulheres, uma com vestido rosa claro e outra com vestido roxo, ambos longos. Os homens usam ternos de várias cores, a maioria escura, exceto um de terno cinza. No plano de fundo, há um mural colorido com elementos abstratos e de paisagem. O ambiente parece ser uma sala de conferências com cadeiras de madeira e estofados claros. A iluminação é clara e uniforme, destacando as expressões neutras e sorridentes dos presentes. A impressão geral é de um evento comemorativo ou uma cerimônia de premiação.Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo realizou Sessão Solene em comemoração ao Dia do Reconhecimento aos Delegados de Polícia Aposentados, no início da noite desta segunda-feira (8/9). Neste ano, seis pessoas foram homenageadas. O vereador Major Palumbo (PP) presidiu o evento. Esta foi a 20ª edição do prêmio, que reconhece com a Láurea de Prata os delegados aposentados que prestaram relevantes serviços à Polícia Civil e à sociedade.

Palumbo se disse honrado em presidir a cerimônia, já que trabalhou por 29 anos na Polícia Militar. Ele contou que acompanhou de perto a atuação dos delegados da Polícia Civil. “É uma profissão muito difícil. É um trabalho complicado e complexo. A Câmara Municipal de São Paulo faz muito bem em prestar esta homenagem a esses nobres policiais que se dedicaram à população, na segurança, trazendo aqui para a cidade de São Paulo, para o nosso Estado e ao nosso país o cumprimento das leis”.

A premiação foi criada pela Resolução 2/2005. Os homenageados foram definidos pelo Legislativo paulistano, em conjunto com a Delegacia Geral de Polícia e com a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Em nome da entidade, Edemur Ercílio Luchiari lembrou que o evento acontece na Câmara desde 2005.

“São 20 anos que se comemora nesta época este evento. Por isso, nós estamos satisfeitos em estarmos aqui para homenagear uma classe que nem sempre é compreendida pelas pessoas”, disse Edemur.

A Delegacia Geral de Polícia foi representada pelo delegado Antônio Carlos Ortola Jorge. Ele ressaltou que o evento é uma celebração, mas também um momento de reflexão para enaltecer os profissionais que se dedicaram para defender a lei, a ordem e a segurança da sociedade.  

“Cada um de vocês carrega consigo não apenas o conhecimento jurídico e a experiência policial, mas também uma parte da história de São Paulo. Suas carreiras foram construídas dia após dia, enfrentando desafios que a maioria das pessoas nem conseguem imaginar”, frisou Antônio Carlos.

Já a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Jacqueline Valadares da Silva Alckmin, parabenizou os homenageados. Ela agradeceu o empenho de cada um no exercício das funções. “Desejo que essa nova fase na vida de vocês seja repleta de conquistas profissionais porque estão se aposentando da polícia, mas alguns seguem trabalhando. E espero que também tenham conquistas familiares. Que agora possam usufruir do tempo com suas famílias também”.

Confira abaixo a lista com os nomes dos homenageados:

  • Aleksiej Haponczuk Filho
  • Celso Itaroti Cancelieri Cerva
  • Maria José Duarte
  • Rinaldo Puia De Souza (Por motivos pessoais, ele não participou do evento)
  • Silvio Miguel Marques Vicentin
  • Walter Dualibi Junior

Veja o evento na íntegra no vídeo abaixo:

Outras notícias relacionadas