Em Sessão Solene na noite desta segunda-feira (24/11), a Câmara Municipal de São Paulo celebrou a mídia gastronômica da capital paulista durante a 28ª edição do Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia.
A premiação incentiva, reconhece e premia os meios de comunicação especializados em divulgar a culinária da capital – conhecida como a Capital Mundial da Gastronomia. Os vencedores receberam a Salva de Prata do Legislativo paulistano. Foram homenageados os melhores trabalhos jornalísticos em revistas, programas da mídia eletrônica, fotos, artigos acadêmicos e aplicativos. O prêmio foi dividido em 14 categorias.
A comissão avaliadora, liderada pela Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos, selecionou ainda quatro chefes de cozinha e empreendedores de destaque do setor gastronômico da cidade de São Paulo.
O vereador Gilberto Nascimento (PL), presidente do colegiado, conduziu a Sessão Solene. Ele destacou a importância do Troféu. “Quando você viaja para fora, ou quando vem gente de fora de São Paulo, você ouve muito isso, que São Paulo tem as melhores cozinhas, o melhor atendimento, os melhores serviços. O ambiente é muito bom. Estamos aqui como a Câmara Municipal para reconhecer mais alguns vencedores deste prêmio”.
Integrante da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, a vereadora Sandra Santana (MDB) ressaltou o crescimento dos setores da gastronomia e de eventos. “É uma área que movimenta a economia da cidade, que gera tanta renda, que gera tanto emprego, que traz tantos destaques. Estamos falando de gastronomia, somos premiados em reportagens, em fotografias. Olha até onde alcança. Fora que é saboroso demais tudo isso”.
O cônsul-geral do Peru em São Paulo, Luis Armando Monteagudo Pacheco, compôs a Mesa da sessão. Celso dos Santos Silva, representando as associações Restauradores Gastronômicos das Américas e Brasil da Cozinheiros Sem Fronteiras – Países de Língua Portuguesa, fez parte da comissão julgadora do prêmio.
Além deles, participaram do evento o presidente da Arfoc-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo), Toni Pires, o presidente da Ajorb (Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo), Wagner Farias, e o vice-presidente da Abih-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado de São Paulo), Antonio Reinales.
Já representando o Sindresbar (Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo), Virgilio Nelson Carvalho registrou presença. E em nome da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Luiz Carlos Scaramella Maggio.
Ex-vereador da Câmara Municipal de São Paulo e ex-deputado estadual, Antonio Goulart, é o idealizador do Prêmio. Ele falou sobre a seriedade da premiação. “Eu que fui o autor da Lei que criou o Troféu São Paulo. Acabei apresentando o projeto e pedi aos demais membros da Comissão de Turismo, Lazer e Gastronomia e foi algo que queríamos que ficasse para a eternidade. E é o que está acontecendo. Hoje, os atuais vereadores mantêm e manterão para sempre, e sempre com a qualidade das escolhas. Isso é muito importante! ”.
Conheça abaixo os vencedores da 28ª edição do Troféu São Paulo:
Categoria I – Reportagem publicada em jornal:
(A categoria não recebeu inscrição)
Categoria II – Reportagem publicada em revista editada no Brasil:
“Vida longa à fermentação”
Luciana Mastrorosa Bueno de Souza
Revista Elle à Table
Categoria III – Reportagem difundida por emissora de rádio:
(A categoria não recebeu inscrição)
Categoria IV – Reportagem difundida por TV:
“Muito além do pastel: a comida de rua como patrimônio paulistano”
Cecilia Padilha
Canal Sabor & Arte
Categoria V – Reportagem escrita na internet:
“Sabores e encontros: restaurantes e bares essenciais do centro paulistano”
Daniela Filomeno Seripieri
CNN Viagem & Gastronomia
Categoria VI – Reportagem em vídeo na internet:
“Burguer no Papo Podcast – Podcast com Entrevistas a Empreendedores do
Hambúrguer”
Alysson Santos Alcantara
Canal: Burger no Papo
Categoria VII – Reportagem em formato áudio difundida pela internet:
“Canal de áudio Spotify – Burger no Papo Podcast”
Burger no Papo Podcast
Spotify – Burger no Papo podcast
Categoria VIII – Foto publicada em jornal, revista ou mídia eletrônica:
“O Altar do Sabor”
Helder Alves dos Santos
Categoria IX – Guia impresso ou eletrônico:
“Site BaresSP”
Fabio de Francisco e Leandro Meloni
Categoria X – Programa de televisão especializado em gastronomia:
“Experimente por Cecilia Padilha”
Cecilia Padilha
Canal Sabor & Arte
Categoria XI
(A categoria não recebeu inscrições)
Categoria XII – Trabalhos acadêmicos:
“Gastronomia paulistana sustentável: um futuro em construção”
Sofia Silva Santos e Luiz Fernando Monteiro
Orientadores: Prof. Especialista Michel dos Reis da Silva e Profa. Dra.
Fernanda Maniero
Universidade Anhanguera – Campus Marte
Categoria XIII – Aplicativos:
“Cantina Macarrão da Mama”
Marianna Benassatto
Diário Zona Norte
Categoria XIV – Projeto de Gastronomia Solidária
“Projeto Renova”
Deumas Lourenço de Oliveira
Faculdades Metropolitanas Unidas Educacionais Ltda.
Menções Honrosas:
Pela primeira vez na Categoria VII – “Fotografia publicada em jornal, revista ou na mídia eletrônica” se destacou com uma menção honrosa pelo trabalho:
“Caponata de legumes, sorvete de pimentão, gelatina de água de tomate, pó de cebola, vegetais por Chef Pier Paolo Picchi”
Autora: Cecília Padilha
Categoria XII – “Trabalho Acadêmico”, foram três menções honrosas:
*“Do Passado ao Presente: a mudança de perfil do Mercado Municipal
de São Paulo como símbolo cultural e gastronômico”
Autoras: Soraya Martins e Simone Campitelli
Orientadores: Prof. Especialista Michel dos Reis da Silva e Profa. Dra. Sofia Castro Ferreira
Faculdade Anhanguera – Campus Guarulhos
* “O programa Bom Prato na cidade de São Paulo”
Autor: Quéren Hapuque Quaresma de Souza
Orientadores: Prof. Especialista Michel dos Reis da Silva e Profa. Dra. Sofia Castro Ferreira
Faculdade Anhanguera – Campus Guarulhos
*“Gastronomia como caminho de inclusão social na cidade de São Paulo”
Autora: Geovanna Cardoso Vitório
Orientadores: Prof. Especialista Michel dos Reis da Silva e Profa. Dra. Sofia Castro Ferreira
Faculdade Anhanguera – Campus Guarulhos
Chefs de destaques
Três chefs da capital paulista também receberam a Salva de Prata do Parlamento Municipal, São eles:
Primeiro Destaque – Chef Edgar Villar
O peruano Edgar Villar chegou a São Paulo há mais de 25 anos. À frente do Rinconcito Peruano, com 11 unidades próprias distribuídas estrategicamente pela cidade e duas décadas de tradição, consolidou-se como a maior rede do segmento.
Villar também projeta inaugurar um novo espaço na capital paulista dedicado à alta gastronomia peruana. Diferente do conceito atual, essa casa terá outro nome, um formato exclusivo e uma proposta culinária mais sofisticada, marcando uma nova fase na trajetória como chef e empreendedor.
Segundo Destaque – Chef Guilherme Cardadeiro e Silva
Especialista em gestão pública e chef de cozinha com 18 anos de experiência, ele é apaixonado pela cultura culinária brasileira e latino-americana, dedicando-se à educação alimentar e à formação de jovens por meio da gastronomia.
À frente do Projeto Chef Aprendiz, coordena a capacitação de centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social e atua também como membro do Observatório da Gastronomia da Cidade de São Paulo.
Terceiro Destaque – Restaurante Habibi Shawarma
Eleito o Melhor Restaurante da Zona Norte, o Habibi Shawarma celebra o reconhecimento conquistado pela excelência de seus pratos, pelo preparo artesanal e pelo compromisso em preservar a autêntica culinária árabe.
Localizado no coração da região, tornou-se referência ao unir tradição, qualidade e sabores genuínos que transformam cada visita em uma verdadeira experiência cultural e gastronômica.
Confira a íntegra da Sessão Solene neste link.