De janeiro a maio de 2025, a Câmara Municipal de São Paulo voltou a se destacar nacionalmente como uma da referências em comunicação pública digital no Brasil. Dados das redes sociais dos Legislativos, coletados pela plataforma Social Media Gov, que monitora mais de 4 mil instituições públicas no país, apontam que Câmara de São Paulo lidera em visualizações, número de comentários e envolvimento.
A Câmara mais assistida e comentada do país
No recorte geral, a Câmara de São Paulo ocupou o 1º lugar em visualizações entre todas as câmaras municipais do Brasil. Isso significa que nenhum outro Legislativo municipal alcançou mais pessoas nas redes sociais no período.
Além disso, foi também o Legislativo com maior número de comentários nos posts, demonstrando participação ativa do público.
No Instagram, a performance foi ainda melhor: a Câmara liderou como a instituição com maior envolvimento, com destaque para conteúdos que incentivam a participação cidadã de forma clara, direta e acessível.
Câmara na Rua e Câmara Aberta lideram entre as postagens mais relevantes do Brasil entre os legislativos
Dois dos principais projetos da Câmara Municipal de São Paulo figuraram entre os conteúdos com maior impacto no país:
- Câmara na Rua foi o assunto mais visualizado e com maior envolvimento no Instagram entre todos os Legislativos municipais brasileiros. No recorte geral, incluindo parlamentos estaduais e federais, ficou em 2º lugar em envolvimento.
- Câmara Aberta foi o 2º assunto mais visualizado no país e se manteve entre as quatro postagens com maior envolvimento nas redes.
Liderança também em junho
Em uma atualização mais recente, entre 1º e 8 de junho, a Câmara de São Paulo permaneceu no 1º lugar em visualizações e envolvimento, consolidando uma presença digital forte e contínua.
Comunicação pública em constante evolução
Mais do que números, a atuação da Câmara Municipal de São Paulo no ambiente digital representa um compromisso institucional com a transparência, informação e participação. A liderança nas redes sociais é reflexo de uma estratégia madura, que se reinventa continuamente para acompanhar os novos hábitos da população.
“No encerramento da última legislatura, refletimos profundamente sobre o papel da Rede Câmara SP. Ver resultados concretos, reconhecidos por uma organização especializada em comunicação pública, reforça nossa convicção de que estamos no caminho certo: orientar nossos esforços pelas melhores práticas. Nosso objetivo diário é que a presença da Câmara Municipal de São Paulo no ambiente digital seja uma marca respeitada — tanto pelos seguidores, quanto, claro, pelos próprios vereadores — de forma que nosso trabalho seja valorizado pelo equilíbrio e pela institucionalidade. Acreditamos que nosso maior trunfo é a credibilidade da marca ‘Câmara Municipal de São Paulo’. Falamos em nome da Instituição. Por isso, entregar um trabalho consistente, sólido e inquestionável do ponto de vista institucional e constitucional — e, ao mesmo tempo, conseguir alcançar e engajar tantos cidadãos — é um desafio enorme. Estou muito feliz e orgulhosa com a estratégia, o trabalho e a entrega da equipe”, destaca Lara Breschigliari, Diretora Executiva da Rede Câmara SP.
Em um cenário nacional com milhares de câmaras municipais, a Câmara de São Paulo segue como protagonista e uma das referências para a comunicação pública brasileira.
Segundo Eduardo Oda, Coordenador de Mídias Digitais da Câmara Municipal de São Paulo, “Este resultado é a síntese de um percurso coletivo: a visão estratégica dos gestores que nos antecederam, o talento do nosso time atual e a solidez institucional que sustenta cada decisão. O reconhecimento reafirma a consistência de um trabalho que combina excelência técnica, compromisso público e capacidade de permanente reinvenção”.
Vale lembrar que o trabalho das Redes Sociais da Câmara Municipal de São Paulo foi reconhecido, também pela Social Media Gov, entre os 10 melhores do país no ano de 2024 e o primeiro entre os Legislativos municipais do país.