Nesta quarta-feira (10/12), a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Medalha Anchieta, o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo e o Título de Cidadão Paulistano ao Papa Leão XIV, em Roma, na Itália, atendendo ao Decretos Legislativos de números 56/2025 e 58/2025, respectivamente. As honrarias foram entregues pela vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO).
Segundo os Decretos Legislativos, as honrarias concedidas ao Papa Leão XIV da Igreja Católica Apostólica Romana se dão em reconhecimento à sua liderança espiritual e à sua incansável dedicação à promoção da paz, da justiça social e pelos seus serviços prestados à humanidade mundialmente consagrados, cujos reflexos beneficiaram profundamente a cidade de São Paulo.
A entrega das honrarias
Autora das iniciativas para homenagear o pontífice, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) foi ao Vaticano, em Roma, na Itália, entregar as honrarias concedidas pelo Legislativo paulistano. A viagem foi custeada com recursos próprios. A parlamentar disse ser uma honra ter sido encarregada desse papel e afirmou que irá pedir as bênçãos do Papa e orações para que o crime organizado acabe na capital paulistana, assim como, para que o Brasil e o município sejam alcançados com esperança, mudanças e fé.
“Quero agradecer à Câmara Municipal de São Paulo, a todos os vereadores que votaram de maneira unânime e principalmente, nosso presidente Ricardo Teixeira e minha família, por estar aqui comigo nesse momento especial. Meu coração está transbordando de alegria e fé e irei pedir para o nosso querido Papa para que abençoe o nosso país, o Brasil, para que abençoe o Estado de São Paulo e a cidade de São Paulo e nos livre de uma vez por todas do crime organizado e que leve fé e esperança a esse povo que tanto precisa. Aproveito a oportunidade para entregar a Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, o Certificado de Cidadão Paulistano, a Medalha e os pedidos de oração, que me foram feitos para trazer a ele. Meu coração está transbordando de alegria hoje”, destacou a parlamentar.
Papa Leão XIV
O Papa Leão XIV é o primeiro papa de origem estadunidense. O então cardeal Robert Prevost foi eleito Papa aos 69 anos, em maio deste ano. A decisão histórica dos cardeais no Vaticano foi apoiada na medida em que Leão XIV era considerado o “meio termo” do conservadorismo e do liberalismo. O cardeal se assemelha a Francisco em seu compromisso com os pobres e os migrantes, mas não é considerado expansivo como o seu antecessor.
Aos 27 anos, se formou em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma, o que agradou setores da igreja mais conservadores que privilegiam uma abordagem mais teológica. Nascido em Chicago, o novo papa é conhecido pelas ações missionárias na década de 1980 pela América do Sul, conhecendo bem o funcionamento das igrejas latinas.
Prevost serviu durante duas décadas no Peru, onde se tornou bispo e cidadão naturalizado. Em 2023, foi indicado por Francisco para chefiar, no Vaticano, o escritório responsável por nomear e administrar bispos no mundo todo.
Diferente do papa Francisco, que era jesuíta, o papa Leão XIV segue os princípios de São Francisco de Assis, que também envolvem a simplicidade, a pobreza e a humildade.
