A Câmara Municipal de São Paulo comemorou na noite desta terça-feira (25/05) o Dia da Juventude Constitucionalista. Ocorrida no Salão Nobre, a solenidade, alusiva ao aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, foi conduzida por Mário Fonseca Ventura (Coronel Ventura) e Antônio Carlos Mendes (Coronel Mendes), que preside a Sociedade de Veteranos de 1932 – MMDC. Durante o evento, familiares de ex-combatentes e veteranos receberam diplomas como reconhecimento aos grandes préstimos do movimento à pátria. O Estado de São Paulo comemora, no dia 9 de julho, o aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, levante ocorrido após a morte de 14 estudantes que se manifestaram contra o governo Vargas. Na época apenas quatro deles foram identificados: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. As iniciais dos quatro nomes formam a sigla MMDC, que se tornaram símbolo de uma época. Eles morreram no dia 23 de maio e estão enterrados sob o Obelisco do Parque do Ibirapuera, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemayer. |
Câmara comemora Dia da Juventude Constitucionalista
Categorias
Outras notícias relacionadas
Solenidade na Câmara Municipal de São Paulo celebra os 30 anos do movimento Desperta Débora
O movimento evangélico Desperta Débora completou 30 anos em 2025. Uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo, na quarta-feira (1/10), celebrou a data e prestou homenagens às integrantes e às pioneiras. O evento foi uma iniciativa do vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD). O grupo surgiu com o desejo de despertar as mães para a... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h51Dia da Pessoa Idosa é celebrado na Câmara Municipal de São Paulo
Em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, organizações sociais realizaram um cortejo, em São Paulo, que terminou com um encontro nesta quarta-feira (1/10) na Câmara Municipal. O objetivo é pressionar o poder público a cumprir integralmente o Estatuto da Pessoa Idosa. A mobilização teve o apoio da vereadora Luna Zarattini (PT). Confira os detalhes na... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h33Evento na Câmara lança o Pequeno Manual Anti-Idadista
O Pequeno Manual Anti-Idadista foi lançado na Câmara Municipal de São Paulo na terça-feira (30/9). O evento foi proposto pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB). A publicação tem 14 capítulos, com contribuição de 43 especialistas. O idadismo é o preconceito contra as pessoas idosas. O manual é uma iniciativa do Coletivo Velhices Cidadãs. O grupo envolve... »
Atualizado em 01/10/2025 - 15h01