Fundado em julho de mil novecentos e vinte o Clube Português é a primeira associação luso-brasileira fundada na capital. A comemoração dos 90 anos, realizada na sexta-feira (24/07), reuniu várias personalidades que trabalham pela preservação das tradições e pela integração política, cultural e econômica do Brasil com Portugal. A iniciativa da homenagem foi do vereador Toninho Paiva (PR). A primeira sede do Clube foi na Avenida São João. Hoje, ele está localizado no bairro de Perdizes, na zona oeste da capital. “É um clube de muitas tradições e tem sido uma referência na cidade. Muitas famílias começaram aqui dentro”, comenta Rui Fernão Mota e Costa, presidente do Clube Português.
Em sua sede há uma biblioteca com grande acervo histórico, muito utilizada por estudantes e pesquisadores. “Em 1920 já se pensava em manter as tradições portuguesas no Brasil, e a instituição cumpre esse papel. Hoje, aqui existem 15 mil livros que contam a história de grandes personalidades, poetas e ilustres figuras portuguesas e internacionais”, diz o vereador Toninho Paiva. A associação é motivo de orgulho para seus descendentes. “O clube representa com firmeza a nação e é uma referência para a comunidade portuguesa no país”, ressalta Antônio Almeida e Silva, presidente da comunidade luso-brasileira. |
Câmara celebra 90 anos do Clube Português
Categorias
Outras notícias relacionadas
Solenidade na Câmara de SP celebra os 30 anos do movimento Desperta Débora
O movimento evangélico Desperta Débora completou 30 anos em 2025. Uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo, na quarta-feira (1/10), celebrou a data e prestou homenagens às integrantes e às pioneiras. O evento foi uma iniciativa do vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD). O grupo surgiu com o desejo de despertar as mães para a... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h51Dia da Pessoa Idosa é celebrado na Câmara Municipal de São Paulo
Em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, organizações sociais realizaram um cortejo, em São Paulo, que terminou com um encontro nesta quarta-feira (1/10) na Câmara Municipal. O objetivo é pressionar o poder público a cumprir integralmente o Estatuto da Pessoa Idosa. A mobilização teve o apoio da vereadora Luna Zarattini (PT). Confira os detalhes na... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h33Evento na Câmara lança o Pequeno Manual Anti-Idadista
O Pequeno Manual Anti-Idadista foi lançado na Câmara Municipal de São Paulo na terça-feira (30/9). O evento foi proposto pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB). A publicação tem 14 capítulos, com contribuição de 43 especialistas. O idadismo é o preconceito contra as pessoas idosas. O manual é uma iniciativa do Coletivo Velhices Cidadãs. O grupo envolve... »
Atualizado em 01/10/2025 - 15h01