Nesta segunda-feira (07/12), a Câmara Municipal realizou sessão solene em comemoração aos 75 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp). O evento, realizado no Salão Nobre do Palácio Anchieta, foi proposto pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB). Fundado em 21 de setembro de 1934, o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo conta com uma longa história de luta em defesa dos profissionais e da tecnologia nacional. A instituição passou pelo Estado Novo e a era Getúlio Vargas, o golpe de Em 2006, o Seesp se engajou ao projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros, com propostas da categoria para que o país deslanchar e alcançar o seu potencial. “O Brasil e o Estado de São Paulo não teriam a menor chance de serem desenvolvidos sem a competência destes profissionais; os engenheiros estão intimamente ligados a soberania do país”, disse o vereador Jamil Murad (PCdoB). Durante a solenidade, o vereador Eliseu Gabriel lembrou um pouco da história econômica do Brasil: “Já perdemos diversas oportunidades. Tivemos a era do ouro, do café, da borracha, e a elite nunca pensou em investir na infraestrutura do país”, disse. O parlamentar reforçou a importância do sindicato na busca por soberania. “Nossa engenharia é uma das melhores do mundo. Ser soberano é ter condições de entrar na competição internacional. Precisamos ter um plano nacional de desenvolvimento como um todo, com distribuição de riqueza, por exemplo”, ressalta Eliseu. Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do Seesp, enalteceu as homenagens: “Queremos trabalhar cada vez mais em defesa da engenharia, para o desenvolvimento deste Estado e deste país.” Também estiveram na mesa da solenidade José Roberto Cardoso, vice-presidente da Escola Politécnica de São Paulo; Luis Antonio Salata, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Barretos; Manoel Carlos de Lima Rossito, representando a Fiesp. |
Câmara celebra 75 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Hip-hop em festa: evento na Câmara celebra a cultura do breaking
Na sexta-feira (14/11), diversos praticantes de breaking estiveram na Câmara Municipal de São Paulo para um evento de celebração da modalidade. O breaking é uma das modalidades do hip-hop. A iniciativa do vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) homenageou expoentes de várias gerações. Foram entregues reconhecimentos individuais e em grupo. Confira como foi o evento com... »
Atualizado em 17/11/2025 - 14h46Profissionais da Atenção Domiciliar são homenageados em solenidade
Uma solenidade realizada na Câmara Municipal de São Paulo, realizada na quinta-feira (13/11), homenageou profissionais da atenção à saúde domiciliar. O evento foi proposto pelo vereador André Santos (REPUBLICANOS) e fez parte da Semana Municipal dos Profissionais de Atenção à Saúde Domiciliar, que faz parte do calendário de eventos da cidade de São Paulo. Durante... »
Atualizado em 14/11/2025 - 14h47Solenidade celebra amizade e filantropia de associações chinesas no Brasil
Na quinta-feira (13/11), a Câmara Municipal de São Paulo sediou uma solenidade em celebração da amizade e filantropia da Associação de Caridade da Comunidade Chinesa no Brasil e Associação Chinesa de Wenzhou no Brasil. O evento teve apoio da vereadora Edir Sales (PSD). Autoridades e personalidades chinesas foram homenageadas na solenidade. Veja mais detalhes na... »
Atualizado em 14/11/2025 - 14h35


