Nesta segunda-feira (07/12), a Câmara Municipal realizou sessão solene em comemoração aos 75 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp). O evento, realizado no Salão Nobre do Palácio Anchieta, foi proposto pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB). Fundado em 21 de setembro de 1934, o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo conta com uma longa história de luta em defesa dos profissionais e da tecnologia nacional. A instituição passou pelo Estado Novo e a era Getúlio Vargas, o golpe de Em 2006, o Seesp se engajou ao projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado pela Federação Nacional dos Engenheiros, com propostas da categoria para que o país deslanchar e alcançar o seu potencial. “O Brasil e o Estado de São Paulo não teriam a menor chance de serem desenvolvidos sem a competência destes profissionais; os engenheiros estão intimamente ligados a soberania do país”, disse o vereador Jamil Murad (PCdoB). Durante a solenidade, o vereador Eliseu Gabriel lembrou um pouco da história econômica do Brasil: “Já perdemos diversas oportunidades. Tivemos a era do ouro, do café, da borracha, e a elite nunca pensou em investir na infraestrutura do país”, disse. O parlamentar reforçou a importância do sindicato na busca por soberania. “Nossa engenharia é uma das melhores do mundo. Ser soberano é ter condições de entrar na competição internacional. Precisamos ter um plano nacional de desenvolvimento como um todo, com distribuição de riqueza, por exemplo”, ressalta Eliseu. Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente do Seesp, enalteceu as homenagens: “Queremos trabalhar cada vez mais em defesa da engenharia, para o desenvolvimento deste Estado e deste país.” Também estiveram na mesa da solenidade José Roberto Cardoso, vice-presidente da Escola Politécnica de São Paulo; Luis Antonio Salata, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Barretos; Manoel Carlos de Lima Rossito, representando a Fiesp. |
Câmara celebra 75 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Câmara de SP sedia 24ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas com foco na COP30
A Câmara Municipal de São Paulo realiza nesta sexta-feira (3/10) a 24ª edição da Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas em São Paulo. Este ano, o evento, que acontece desde 2002, é preparatório para a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece entre 10 e 21 de novembro, em Belém, no... »
Atualizado em 03/10/2025 - 12h16Solenidade na Câmara de SP celebra os 30 anos do movimento Desperta Débora
O movimento evangélico Desperta Débora completou 30 anos em 2025. Uma solenidade na Câmara Municipal de São Paulo, na quarta-feira (1/10), celebrou a data e prestou homenagens às integrantes e às pioneiras. O evento foi uma iniciativa do vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD). O grupo surgiu com o desejo de despertar as mães para a... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h51Dia da Pessoa Idosa é celebrado na Câmara Municipal de São Paulo
Em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa, organizações sociais realizaram um cortejo, em São Paulo, que terminou com um encontro nesta quarta-feira (1/10) na Câmara Municipal. O objetivo é pressionar o poder público a cumprir integralmente o Estatuto da Pessoa Idosa. A mobilização teve o apoio da vereadora Luna Zarattini (PT). Confira os detalhes na... »
Atualizado em 02/10/2025 - 14h33