Audiência Pública debate Dia do Nascituro

15 de dezembro de 2017 - 12:01

Categorias

ANDREA GODOY
DA TV CÂMARA

Nesta quinta-feira (15/12) foi realizada uma reunião de trabalho sobre o Projeto de Lei (PL) 134/2017 que quer institui o “Dia do Nascituro” no calendário oficial da cidade. Nascituro é o ser humano que ainda está por nascer. O objetivo é valorizar o ser humano desde o ventre e o direito fundamental à vida.

O Projeto para fixar o dia do nascituro em 10 de maio tem a coautoria de dez vereadores, dentre eles Fernando Holiday (DEM), que promoveu a reunião de trabalho. Os participantes são contrários ao aborto e defendem o direito fundamental à vida de quem ainda está no ventre, independente da fase de gestação.

Fernando Holiday disse que a proposta vem justamente com intuito de trazer uma discussão sobre o aborto, mas também sobre o direito daqueles que não nasceram. “A nossa constituição reconhece alguns  direitos ao nascituro, mas o debate é pouco feito, principalmente nas escolas do Município e do País como um todo e a vinda de uma data pra se comemorar o dia do nascituro é justamente com esse objetivo.”

Kim kataguiri, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), a população precisa ser conscientizada sobre os riscos do aborto. “Primeiro nosso ordenamento jurídico prevê que a vida é protegida, ali mesmo, antes do nascimento e é importante a gente conscientizar a população e fazer campanhas para que a gente nem chegue ao ponto de ter que fazer abortos. Acho que essa é a questão principal, submeter a mulher (mesmo aquela que quer abortar) à um processo desses é uma coisa muito cruel, uma coisa muito desumana né?”

Um dos palestrantes, o professor de filosofia Francisco Razzo escreveu um livro sobre a temática do aborto. Ele afirma que os direitos da mãe e do bebê no ventre devem ser os mesmos. “Valorizar a vida do embrião é valorizar a vida de todos. É o reconhecimento de que todos são iguais perante a Lei e que merecem respeito em todos os momentos de sua vida.”

 

Outras notícias relacionadas