Até o dia 30 de abril, o Palácio Anchieta — sede da Câmara Municipal de São Paulo — estará iluminado com a cor verde, em alusão à campanha nacional Abril Verde, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde, segurança no ambiente laboral e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
A escolha do mês de abril está relacionada ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril e instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). No Brasil, a data foi oficializada por meio da Lei nº 11.121/2005. No âmbito municipal, o Abril Verde passou a integrar o calendário oficial da cidade em 2019, por meio da Lei nº 17.065/2019, de autoria da então vereadora Adriana Ramalho.
Entre as doenças e incidentes mais comuns no ambiente de trabalho estão asma, bronquite, dermatite, perda auditiva, além das LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Os transtornos mentais, como ansiedade e depressão, também preocupam: segundo dados do Ministério da Previdência Social, cerca de 500 mil trabalhadores foram afastados por esse motivo em 2024, o que representa um aumento de 68% em relação ao ano anterior.