13ª Revista da Procuradoria: Prazo para envio de artigos científicos é prorrogado até 30 de abril

Por: FERNANDA LUCENA
DA REDAÇÃO

30 de março de 2026 - 10:08
Banner com duas capas da Revista da Procuradoria em preto, branco e vermelho, e textos informativos em destaque. Fundo claro com formas vermelhas. Texto: “Edital de chamamento para publicação de artigos Revista da Procuradoria 2026. Participe até 30/04. Saiba mais.”

O Conselho Editorial do Celeg (Centro de Estudos Legislativos) da Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo prorrogou o prazo para o envio de artigos científicos para integrar a 13ª edição da Revista da Procuradoria, com lançamento previsto para novembro. Agora, os interessados têm até o dia 30 de abril para encaminhar o material.

O objetivo do periódico é fomentar o debate jurídico sobre temas que sejam importantes para a dinâmica do Poder Legislativo em todas as suas esferas de atuação.

Segundo o edital, os temas definidos para esta edição são:

  • Teoria e prática do processo legislativo;
  • Elaboração legislativa e legística;
  • Comissões Parlamentares de Inquérito e demais mecanismos de exercício da função fiscalizadora do Poder Legislativo;
  • Regulação de serviços públicos municipais;
  • Desafios do Poder Legislativo face às disposições da Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que trata da Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
  • A proteção de dados no âmbito do Poder Legislativo;
  • O regime previdenciário dos servidores públicos;
  • O princípio constitucional da publicidade e o acesso à informação no Poder Legislativo municipal;
  • Habitação e urbanismo na esfera municipal;
  • Processo civil constitucional e a atuação da Advocacia Pública Legislativa;
  • Administração pública, agentes públicos e probidade administrativa: estudo no âmbito do Poder Legislativo;
  • Ato e processo administrativo no exercício e desenvolvimento das funções do Poder Legislativo;
  • Fontes do Direito Público e a atuação do Poder Legislativo;
  • Os princípios do Direito Administrativo e sua relação com o Poder Legislativo;
  • Terceiro setor e o Poder Legislativo;
  • A Lei de Introdução ao Direito Brasileiro (LINDB) e sua aplicação ao Poder Legislativo municipal;
  • O Tema de Repercussão Geral nº 656 e os desafios da Polícia Municipal;
  • Outros temas não descritos anteriormente que se enquadrem nas funções do Poder Legislativo.

 

Encaminhamento dos artigos

Os interessados deverão enviar o material dentro do novo prazo – 30 de abril – para o e-mail celeg@saopaulo.sp.leg.br, com o assunto “Chamada de artigos CELEG – Revista da Procuradoria da Câmara Municipal de São Paulo”.

Todas as especificações de formatação dos artigos, como número mínimo e máximo de laudas e tipos de fonte, estão descritas no anexo único do edital. Cada artigo apresentado poderá conter até três coautores.

Critérios de seleção

Todo material encaminhado será submetido à análise do Conselho Editorial, que verificará critérios como a coerência e adequação aos temas propostos, a profundidade do conteúdo e a atualidade do assunto e do formato de abordagem, além da correção gramatical.

Também será dada preferência a textos inéditos para publicação. Caso o artigo encaminhado não seja aprovado, o autor será informado.

Confira aqui o edital na íntegra e todas regras para participar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail celeg@saopaulo.sp.leg.br.

Outras notícias relacionadas