Fale com seu vereador

Biografia

JOSÉ SOUZA SANTOS, casado, é bacharel em direito, radialista e tem formação técnica em contabilidade. Assumiu mandato eletivo pela primeira vez em 2002, quando foi eleito deputado estadual por São Paulo, com 72.635 votos.

Atualmente, encontra-se no terceiro mandato consecutivo como vereador da Cidade de São Paulo, eleito com 55.924 votos nas eleições de 2016, como o 8° parlamentar mais bem votado no Município.

Como deputado estadual, destacou-se por sua atuação na Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa, dedicando-se a questões relacionadas às relações de consumo.

Na Câmara Municipal, ocupa desde 2017 o cargo de Corregedor Geral, sendo o primeiro parlamentar a exercer ininterruptamente a função por três exercícios, e a figurar como o mais atuante desde a criação do Órgão, em 2007, devido à quantidade de representações e sindicâncias instruídas sob a sua coordenação.

Sua principal marca na edilidade paulistana alude à participação na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, da qual é membro efetivo desde 2009, ocupando a Presidência no ano de 2017.

À frente da Comissão, conduziu a série de audiências publicas que alterou o calendário de votações do Programa de Desestatização do Governo João Dória, possibilitando a ampliação do debate junto à sociedade antes das principais decisões sobre o tema no âmbito do Legislativo.

Também como membro da Comissão, foi um dos principais articuladores das ações que resultaram na edição do Plano Diretor Estratégico (Lei 16.050/14), da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (Lei 16.402/16) e do Código de Obras e Edificações (Lei 16.642/17), que formam a tríade de normas que disciplinam a organização urbana do Município.

Acompanhou ainda a tramitação das principais Operações Consorciadas Urbanas, com especial destaque para a Operação Água Espraiada e Tamanduateí, além da revisão da Operação Consorciada Água Branca, da qual foi designado relator.

Sua trajetória na Câmara inclui o exercício da liderança da bancada do Partido Republicado Brasileiro – PRB e participação na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a Feira da Madrugada, tradicional circuito de compra popular no bairro do Brás, e a CPI das Antenas, voltada a apurações no serviço de telefonia celular.

Atuou também como membro da Comissão de Administração Pública, Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, Comissão do Idoso e Assistência Social e Comissão em Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude, figurando, atualmente, nesta ultima, como membro efetivo.

A aprovação de sua atuação política tem se mostrado ascendente ao longo de sua trajetória, externando-se numa linha crescente de votação: 31.352 votos em 2008, 39.658 em 2012 e 55.924 em 2016.