Fale com seu vereador

Biografia

Xexéu Tripoli foi eleito em 2016 para o seu primeiro mandato. Foi o terceiro vereador mais votado, com 88.843 votos.

Em 2017, assumiu a liderança do PV na Câmara Municipal de São Paulo e integrou a Comissão de Finanças e Orçamento.

Atualmente é presidente da Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e membro titular da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia.

São de sua autoria a Lei 17.123/2019, que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em hotéis, bares, restaurantes e similares, e da Lei 16.897/2018, que proíbe a soltura de fogos de artifício no município de São Paulo.

Ele também é responsável por convidar publicamente o município de São Paulo a assinar o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico, em março de 2019. Trata-se do maior plano de ações para reverter a crise do consumo plástico no planeta. O compromisso é liderado pela ONU Meio Ambiente e pela fundação Ellen McArthur.

Com experiência empresarial e de gestão, comandou negócios de sucesso nos setores de gastronomia, moda e esportes.

Torcedor do Palmeiras, foi conselheiro do clube. Durante o primeiro mandato do presidente Paulo Nobre (2013-2014), ocupou o cargo de diretor administrativo.

A família Tripoli tem um histórico de respeito, idoneidade e grandes votações na política brasileira. Xexéu é filho de Ricardo Alvarenga Tripoli, advogado, professor de direito, e ex-deputado estadual.

Os irmãos Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Roberto Tripoli (PV) também têm atuação na política. Ricardo é secretário executivo do prefeito Bruno Covas (PSDB) e Roberto é presidente PV na capital paulista. Ambos tiveram passagem pelo Legislativo Paulistano, a partir da década de 1980.

Alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030 da ONU, o atual mandato prioriza os temas da proteção animal e da conservação ambiental, além dos relacionados à qualidade de vida dos idosos e das crianças.