Fale com seu vereador

  • Telefone: (0xx11) 3396-4294
  • FAX: (0xx11) 3396-3981
  • E-mail: jairtatto@saopaulo.sp.leg.br
  • Endereço para correspondência:  Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 - CEP 01319-900
  • Andar: 10º
  • Sala: 1018

Biografia

Jair José Tatto nasceu em 1968, na cidade de Corbélia, no interior do Paraná. Seus pais, Jácomo Tatto e Ignês Fontana Tatto, eram pequenos agricultores, cuja trajetória de vida se confunde com a de muitas famílias simples do final da década de 70, que migraram para São Paulo em busca de melhores condições de vida.

Durante a infância no Paraná, os filhos do senhor Jácomo e de dona Ignês dividiam o tempo entre o trabalho na roça, os afazeres domésticos e a Igreja. Todos seguiram na fé cristã, mesmo após a chegada à São Paulo, quando ainda jovem Jair se tornou agente pastoral nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB's) na comunidade São Paulo Apóstolo.

Morando na periferia da Zona Sul de São Paulo, muito cedo o caçula de 10 irmãos também teve que trabalhar fora de casa para ajudar no sustento da numerosa família. Sua primeira ocupação foi como office-boy, função que desempenhou até se tornar auxiliar de contabilidade, depois assistente administrativo e finalmente técnico em contabilidade.

Inserido em um contexto de muita precariedade que até hoje caracteriza as periferias da cidade de São Paulo, Jair iniciou sua militância política ali mesmo na Zona Sul, em busca de melhorias na qualidade de vida para a população local, como também fizeram os irmãos Arselino Tatto (vereador); Ênio Tatto (deputado estadual); Nilto Tatto (deputado federal) e Jilmar Tatto (ex-deputado e ex-secretário de Transportes de São Paulo).

Jair é um homem de gosto e gestos simples: é conversador, gosta de animais e tem o hábito de cumprimentar as pessoas na rua. Não dispensa um bom café preto e aprecia a moda de viola caipira, preferências herdadas da família interiorana. É marido de Wleila, pai de Giovani, Raphaela e Caroline, avô de Olavo e Ulisses.

Desde 1985, Jair Tatto é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo atuado de 1998 a 2001 como Secretário de Organização Geral do Diretório Zonal de Capela do Socorro. Em 2002, coordenou a campanha majoritária Lula Presidente e Mercadante Senador. Exerceu ainda as funções de Secretário Geral; Vice-Presidente e Secretário de Organização do Diretório Estadual do partido. Foi coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nas eleições de 2006 e responsável pela elaboração do plano de governo do PT à época.

Em 2012 Jair Tatto foi eleito vereador na capital paulista com 31.685 votos, a maior parte deles nas periferias. Em 2016 foi reeleito com 30.989 votos. Como vereador, atua nas mais diversas áreas, buscando atender ou encaminhar todas as demandas populares que chegam à seu conhecimento.

Desde que assumiu seu primeiro mandato, Jair Tatto apresentou mais de 130 requerimentos e 220 Projetos de Lei e resoluções, dos quais ao menos 70 já foram aprovados na Câmara Municipal de São Paulo, entre eles: o Bilhete Único Mensal; o Bueiro Inteligente; a Virada Católica; o Prêmio Nelson Mandela e a Política Municipal de Segurança Hídrica.

Entre as propostas de sua autoria que não se tornaram leis ou que seguem em tramitação, vale destacar o Bilhete Único Infantil; as Farmácias Veterinárias Populares; as Zonas Livres de Agrotóxicos; o Selo Amigo do Animal Abandonado; a instalação de Wi-Fi nas Bibliotecas; o Ensino Obrigatório de Libras; a proibição da suspensão do fornecimento de água para pessoas enfermas e o Orçamento Participativo.

Na Câmara Municipal, presidiu a Comissão de Finanças e Orçamento e atualmente é vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura.